Estratégia de coopetição interorganizacional e intraorganizacional e inovação incremental e radical: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4298Palavras-chave:
Coopetição, Inovação, EstratégiaResumo
Os temas de coopetição e inovação cada vez mais despertam o interesse das organizações e são abordados em estudos teóricos e empíricos por pesquisadores, nomeadamente Ritala (2012); Velu (2016), e mesmo com o aumento dos estudos sobre esses temas, autores como Yami e Nemeh (2014) identificaram a necessidade de mais pesquisas sobre a relação de coopetição e inovação.
O objetivo desta investigação é realizar uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre os tipos de estratégia de coopetição interogranizacional e intraorganizacional associada a inovação incremental e radical e seus impactos e principais características, para que se possa estabelecer as relações que mais prevalecem e identificar lacunas e possibilidades de pesquisas futuras.
Os pesquisadores Shvindina (2019); Velu (2016) afirmam que a coopetição é definida pela cooperação e competição simultâneas entre duas ou mais empresas.
A estratégia de coopetição e inovação podem estar ligadas por origens contrárias. De acordo com Navío-Marco et al. (2019), primeiramente, a organização pode estabelecer o uso da estratégia de coopetição e como consequência um de seus resultados ser o desenvolvimento da inovação. E a segunda origem ocorre quando o processo de pesquisa e desenvolvimento em inovação é apontado como essencial para o crescimento de diversas organizações, e entre as opções existentes, muitas optam pela estratégia de coopetição para alcançar o objetivo de potencializar ou até mesmo iniciar o processo de inovação.
Foi realizada uma revisão sistemática de literatura na base de dados Scopus. A pesquisa foi realizada no dia 6 de setembro de 2021, e teve como características a ausência de delimitação temporal, a escolha da opção título do artigo, resumo e palavras-chave e o termo utilizado para pesquisa foi: “coopetition strategy and innovation”, que gerou 94 documentos como resultado. Em seguida, foram analisados e mantidos apenas os artigos, excluindo os documentos restantes, o que totalizou em 70 artigos. [...]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.