Impacto de práticas e políticas de gestão de recursos humanos nos resultados em organizações de saúde
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4295Palavras-chave:
Gestão de Recursos Humanos, Sistema Nacional de Saúde, Qualidade de Vida, Riscos Psicossociais do Trabalho, Cultura OrganizacionalResumo
As práticas e políticas de gestão de recursos humanos (GRH) tem uma forte influência nos comportamentos dos profissionais da organização, assim como no seu bem-estar, gestão de desempenho e resultados. Uma abordagem de GRH focada na promoção de qualidade de vida dos profissionais e de espaços de trabalho saudáveis (Healthy Workplace) está associada a uma melhor satisfação com o trabalho, menos riscos psicossociais no trabalho, e consequentemente melhores resultados, nomeadamente um melhor desempenho dos profissionais e satisfação por parte dos doentes.
A prestação de serviços de saúde de qualidade passa necessariamente por uma gestão de RH adequada. O foco e investigação na GRH das organizações de saúde são necessários para apoiar as políticas de saúde. Estratégias eficazes de GRH são fundamentais para atingir melhores resultados e melhor acesso aos cuidados de saúde a nível nacional e internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.