Empreendedorismo social corporativo: uma agenda para a promoção sustentável de práticas sociais, ambientais e económicas

Autores

  • Ana Isabel Couto Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Instituto de Sociologia da Universidade do Porto; Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Instituto Politécnico do Porto
  • Sofia Alexandra Cruz Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
  • Cristina Parente Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
  • Teresa Cunha Alegre Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
  • Filipe Fonseca Castro Universidade do Porto Inovação

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4291

Resumo

A presente comunicação integra uma investigação mais ampla que está a ser desenvolvida no quadro do projeto europeu EMBRACE – European Corporate Social Entrepreneurship Curriculum. Pretende apresentar os resultados da segunda fase do projeto centrada no levantamento de boas práticas de empreendedorismo social corporativo (ESC), implementadas em organizações de diferentes tipologias, pertencentes aos 9 países europeus parceiros (Alemanha, Espanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Lituânia, Países Baixos, Portugal e Roménia).

O ESC é um conceito emergente, resultante da evolução do entendimento e das práticas de responsabilidade social (RS). Esta abordagem sublinha que as organizações devem considerar não só a preocupação de gerar valor económico e financeiro, mas também valor ambiental e social. O ESC promove a criação de valor partilhado, como uma estratégia de longo prazo, alinhada com a perspetiva da triple bottom line: profit, people and planet (Elkington, 1994). Schwab (2008) descreve ESC como a transformação de princípios sociais responsáveis em ideias com valor comercial, onde as empresas integram características do empreendedorismo social na sua estratégia e atividades, canalizando-as em produtos e serviços socialmente inovadores. Austin e Reficco (2009) consideram que o ESC integra elementos do empreendedorismo clássico, à luz das propostas de Say, Schumpeter (1934), Drucker (1985) e Stevenson (1983), e elementos do empreendedorismo social, segundo as propostas de Dees (2001). É entendido como um processo de exploração de oportunidades através de negócios corporativos e de inovação, assente na renovação estratégica, que resulta na criação de valor social e ambiental (Tasavori, 2012) no negócio das empresas. [...]

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Couto , A. I. ., Cruz , S. A. ., Parente, C. ., Alegre , T. C., & Castro , F. F. . (2021). Empreendedorismo social corporativo: uma agenda para a promoção sustentável de práticas sociais, ambientais e económicas. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (10). https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4291