Empreendedorismo social corporativo: uma agenda para a promoção sustentável de práticas sociais, ambientais e económicas
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4291Resumo
A presente comunicação integra uma investigação mais ampla que está a ser desenvolvida no quadro do projeto europeu EMBRACE – European Corporate Social Entrepreneurship Curriculum. Pretende apresentar os resultados da segunda fase do projeto centrada no levantamento de boas práticas de empreendedorismo social corporativo (ESC), implementadas em organizações de diferentes tipologias, pertencentes aos 9 países europeus parceiros (Alemanha, Espanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Lituânia, Países Baixos, Portugal e Roménia).
O ESC é um conceito emergente, resultante da evolução do entendimento e das práticas de responsabilidade social (RS). Esta abordagem sublinha que as organizações devem considerar não só a preocupação de gerar valor económico e financeiro, mas também valor ambiental e social. O ESC promove a criação de valor partilhado, como uma estratégia de longo prazo, alinhada com a perspetiva da triple bottom line: profit, people and planet (Elkington, 1994). Schwab (2008) descreve ESC como a transformação de princípios sociais responsáveis em ideias com valor comercial, onde as empresas integram características do empreendedorismo social na sua estratégia e atividades, canalizando-as em produtos e serviços socialmente inovadores. Austin e Reficco (2009) consideram que o ESC integra elementos do empreendedorismo clássico, à luz das propostas de Say, Schumpeter (1934), Drucker (1985) e Stevenson (1983), e elementos do empreendedorismo social, segundo as propostas de Dees (2001). É entendido como um processo de exploração de oportunidades através de negócios corporativos e de inovação, assente na renovação estratégica, que resulta na criação de valor social e ambiental (Tasavori, 2012) no negócio das empresas. [...]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.