Liderança transformacional, produtividade e positividade em Hotelaria

Uma metodologia de avaliação e intervenção

Autores

  • Manuel Salvador Araújo CEOS.PP / ISCAP / Politécnico do Porto
  • Jacqueline Van Paassen
  • Hugo Himmimk
  • Adriana Arenas

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2805

Palavras-chave:

Liderança transformacional, Produtividade, Positividade, Diagnóstico Organizacional, Projeto de intervenção, Consultoria

Resumo

O crescimento do setor do turismo em Portugal e em especial a Norte do País na Região do Porto e Douro, criaram uma demanda de ofertas de qualidade dos principais players, que não pode mais ser baseada em meras vontades e reprodução de padrões de funcionamento antiquados e de baixa qualidade. Os novos clientes que chegam ao Porto e Norte de Portugal, são progressivamente mais exigentes, razão pela qual importa uma preparação da oferta (seja ela turística, hoteleira ou de restauração), quer em termos de recursos humanos, quer em termos de produtos, serviços e processos. Apar da demanda dos clientes externos, os clientes internos das organizações, assumem também uma pressão junto dos empregadores e gestores, pois que estão cada vez mais preparados em termos académicos e profissionais, e exigem dinámicas de trabalho e reconhecimento que até agora não se impunham tão intensamente.

Atrair e reter talentos de elevada qualidade, é no momento um dos principais desafios dos profissionais que gerem estes recursos humanos, tendo que lidar constantemente com uma taxa de rotatividade habitualmente alta do setor e ainda mais alta neste contexto de elevado crescimento de infraestruturas para fazer face ao incremento da procura. 

Uma liderança transformadora deve colocar o foco da sua atenção quer na consciência dos líderes, quer nas suas equipas quer no que se passa no ambiente externo. É possível conciliar aspectos de produtividade com considerações de positividade, isto é, podemos aumentar o retorno do investimento realizado ao mesmo tempo que criamos um clima positivo em que os diferentes stakeholder’s estejam satisfeitos.

Com o intuito de desenvolver um projeto de intervenção numa empresa hoteleira, efetuaram-se um conjunto de medidas de dignóstico organizacional, que depois de analisadas conduziram ao desenho de uma proposta concreta de mudança organizacional. 

##submission.downloads##

Publicado

2019-08:-09

Como Citar

Araújo, M. S., Paassen, J. V., Himmimk, H., & Arenas, A. (2019). Liderança transformacional, produtividade e positividade em Hotelaria: Uma metodologia de avaliação e intervenção. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (9). https://doi.org/10.26537/iirh.vi9.2805