Competências de empregabilidade: exploração do mercado de trabalho português

Autores

  • Rute Silva Escola Superior de Ciências Empresariais/IPS
  • Anabela Gomes Correia Escola Superior de Ciências Empresariais/IPS

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2222

Palavras-chave:

Competências;, Mercado de trabalho;, Seleção;

Resumo

Atualmente vivem-se momentos de preocupação no que respeita à empregabilidade, devido à conjuntura económica, à crescente evolução tecnológica e à elevada taxa de desemprego.

Em Portugal, pouco se sabe acerca das competências mais solicitadas pelas organizações. Assim, assume a maior pertinência conhecer a realidade portuguesa, no que respeita à importância dada pelas organizações às competências para que no futuro estas possam ser desenvolvidas, quer pelo próprio indivíduo, quer no contexto da educação, através das escolas e universidades.

Para conhecer as competências mais requeridas pelas organizações portuguesas, para um conjunto de funções, efetuou-se uma análise de anúncios de emprego, publicados por empresas de recrutamento e seleção no Jornal Expresso Emprego, no período de janeiro a maio de 2012.

Verificámos que existe uma tendência geral nas empresas, em valorizar as competências genéricas. Relativamente às competências técnicas, à exceção da experiência profissional muito solicitada pelas empresas, as habilitações académicas, os conhecimentos técnicos, e sobretudo, os conhecimentos de línguas e de informática não foram tão requeridos. A licenciatura na área das ciências empresariais ou engenharias, os conhecimentos técnicos, o conhecimento da língua inglesa e os conhecimentos de informática na ótica do utilizador foram as competências técnicas mais solicitadas. As competências genéricas foram solicitadas por todas as empresas, sendo as mais mencionadas a disponibilidade para deslocações, a gestão de equipas, a visão estratégica, a liderança e a orientação para os resultados e clientes.

Os resultados obtidos são discutidos no contexto do ajustamento das competências mais solicitadas pelas organizações e do desenvolvimento destas competências no sistema educativo.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Silva, R., & Correia, A. G. (2014). Competências de empregabilidade: exploração do mercado de trabalho português. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2222