Boas práticas no recrutamento profissional nas redes sociais online
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2211Palavras-chave:
Web 2.0;, Redes sociais online;, Recrutamento social online;, Referencial de boas práticas;Resumo
O processo de recrutamento tem sofrido alterações, tornando-se mais sofisticado, envolvendo toda a organização e também a toda a comunidade. Para além das fontes de recrutamento tradicionais (jornais, universidades, escolas, entre outros), assistimos à utilização das redes sociais enquanto fonte de potenciais candidatos e futuros colaboradores.
Com a web 2.0, através das redes sociais, surgiu uma nova fonte de recrutamento para as organizações com uma panóplia de facilitadores de desenvolvimento e funcionalidades. A sua utilização no recrutamento pelos profissionais de GRH tem crescido, permitindo melhorar a gestão e alargar os candidatos alcançados, apresentando assim novas oportunidades de colaboração, aprendizagem, comunicação e partilha.
O processo de recrutamento e seleção é um elemento crucial para a GRH na gestão das empresas e consiste no processo de captação de talento. Neste sentido, surge o conceito de Recrutamento Social permitindo a procura de candidatos (diretos e indiretos) de forma rápida, a baixo custo e “glocal”. O segredo reside na compreensão do mercado. O papel das redes sociais é precisamente este: apresenta o perfil base de potenciais candidatos e organizações, fornecendo o material primordial para a escolha.
Com as redes sociais online, surgiu uma forma mais fácil de relacionar, descobrir vagas e conquistar contactos. Para além disso, as redes sociais online despertaram a atenção das organizações, que encontram aí uma forma de, discretamente, procurar a pessoa mais indicada para uma função, verificar informações e até acompanhar a concorrência.
Para as organizações, a utilização das redes sociais online permite que diferentes pessoas (“followers”) tenham conhecimento delas, permitindo a conexão com potenciais candidatos, criando uma verdadeira comunidade aliada ao negócio. Estas ligam biliões de pessoas e não são um desperdício de tempo, uma vez que se transformam numa ferramenta de conexão de pessoas, onde as organizações têm a possibilidade de promover a sua identidade.
Numa análise mais profunda, apesar de noutros países, como Inglaterra ou Espanha os estudos na área do recrutamento especializado nas redes sociais estarem bastante avançados e existir uma série de profissionais ocupados e preocupados para a temática, em Portugal, as informações e estudos são ainda incipientes e embrionários. Existe pouca informação sobre a importância do “recrutamento social online”, vantagens e boas práticas a disseminar.
A presente investigação pretende permitir compreender o processo de recrutamento profissional e captação de talento nas redes sociais online em Portugal. Mas mais do que compreender o processo de captação de talento nas redes sociais, importa também diagnosticar a utilização do recrutamento social online pelos profissionais de recrutamento, na realidade portuguesa e identificar os requisitos facilitadores das ferramentas de suporte ao recrutamento social online.
Para tal procedeu-se a um estudo de caso em oito empresas, onde se realizou um questionário online, cujos dados foram analisados através de frequências simples, apontando para a média ou percentagens de respostas, e uma entrevista semi-diretiva para um conhecimento mais aprofundado de informações e elementos de reflexão.
A evolução das redes sociais online e da própria mentalidade e conhecimentos das pessoas vai obrigar a mudanças nos padrões e nas técnicas de recrutamento, pelo que procuramos neste estudo, demonstrar quais as implicações, sucessos e vantagens da utilização das redes sociais online no recrutamento especializado, dando um contributo para um referencial de boas práticas no recrutamento profissional nas redes sociais online.