Desenvolvimento organizacional: o uso de confiança como ferramenta

Autores

  • Ana Teresa Ferreira Universidade Portucalense
  • Isabel Silva Escola de Psicologia/UM
  • José Keating Escola de Psicologia/UM

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2210

Palavras-chave:

Desenvolvimento organizacional;, Função de RH;, Confiança;, Autonomia;

Resumo

Se considerarmos que o desenvolvimento organizacional depende do ajustamento que os trabalhadores fazem para mudar, e que este encaixe depende da sua perceção sobre a mudança, é importante estudar como a organização desenvolve mecanismos através do tempo que diminui as reservas dos trabalhadores para a mudança. O papel e o comportamento da função de Recursos Humanos pode constituir-se um dos principais papéis que é relevante estudar neste processo. Este artigo foca-se no uso da confiança organizacional pela função de gestão de recursos humanos como uma estratégia de desenvolvimento. Vamos discutir, especificamente, como diferenças de poder percebido e a autonomia da função de RH têm impacto no desenvolvimento organizacional da confiança por parte destes agentes ao longo do tempo.

Usamos uma abordagem qualitativa e entrevistamos 14 informantes-chave de sete organizações. A técnica do incidente crítico foi usado como um esforço para a compreensão do processo através do tempo, uma vez que o estudo é transversal.

Os resultados mostram que, se a função RH percebe a organização como sua equipa, o uso da confiança é usado estrategicamente como uma ferramenta para o desenvolvimento organizacional e de ajuste. Quando a função de RH percebe a sua equipa como um pequeno grupo (por exemplo, Departamento de RH) a confiança é usada apenas nesta equipa e como estratégia de desenvolvimento do grupo. Se a função de RH não percebe a existência de uma equipa própria, a confiança não é utilizada.

Em suma, o uso de confiança depende da autonomia da função RH, que determina a sua diferente perceção de sua própria equipa. Esta tem impacto no desenvolvimento organizacional já que os resultados mostram que a confiança pode ser útil na construção de relacionamentos organizacionais ao longo do tempo que podem melhorar e apoiar a mudança e adaptação às mudanças nos sistemas de GRH.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Ferreira, A. T., Silva, I., & Keating, J. (2014). Desenvolvimento organizacional: o uso de confiança como ferramenta. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2210