Participação dos séniores no mercado de trabalho: políticas e práticas em análise

Autores

  • Joana Bastos Advancis Business Services
  • Catarina Neto Advancis Business Services
  • Ana Barroca Advancis Business Services

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2200

Palavras-chave:

Envelhecimento ativo;, Cidadãos séniores;, Empregabilidade;, Desenvolvimento de recursos humanos;

Resumo

O projecto “Séniores Activos: Práticas Inclusivas de Recursos Humanos” apoiado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica e co-financiado pelo Fundo Social Europeu tem em desenvolvimento um estudo de caracterização da participação dos cidadãos séniores no mercado de trabalho nacional, no sentido de identificar estratégias de intervenção que possam assegurar o efectivo aumento da força de trabalho disponível em Portugal através da manutenção e reinserção dos séniores no mercado de trabalho.

No presente artigo, daremos conta dos primeiros resultados desta investigação a partir da análise estatística existente sobre a temática, complementada com entrevistas qualitativas realizadas a representantes de empresas, organizações governamentais e académicas, e que permitem avaliar, no terreno, a participação dos séniores no mercado de trabalho.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Bastos, J., Neto, C., & Barroca, A. (2014). Participação dos séniores no mercado de trabalho: políticas e práticas em análise. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2200