A empregabilidade e perspetivas de carreira dos doutorados nas organizações portuguesas

Autores

  • Catarina Neto Advancis Business Services
  • Gonçalo Meireles Advancis Business Services
  • Ana Barroca Advancis Business Services

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2199

Palavras-chave:

Doutorados;, Qualificação;, Empregabilidade;, Desenvolvimento de recursos humanos;

Resumo

O investimento nacional na formação e educação nas últimas décadas, particularmente nos programas de formação de doutoramento, permitiram alavancar a qualificação dos portugueses e compensar o atraso relativo dos índices nacionais neste domínio face à média da União Europeia. No entanto, no que se refere à empregabilidade de doutorados, regista-se uma inexpressiva presença de doutorados nas empresas sendo a a sua empregabilidade em sectores (além da esfera pública) um importante mecanismo de transferência de conhecimentos e inovação, da academia para a sociedade, que urge fomentar.
Este estudo permitirá obter um conhecimento mais aprofundado da temática do desemprego, no segmento dos desempregados altamente qualificados; o mapeamento do gap existente entre as competências dos candidatos a emprego e as necessidades das organizações; e a identificação de boas práticas de promoção da empregabilidade dos Doutorados.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Neto, C., Meireles, G., & Barroca, A. (2014). A empregabilidade e perspetivas de carreira dos doutorados nas organizações portuguesas. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2199