A gestão dos recursos humanos nas organizações de economia social

Autores

  • Cristina Paula Pereira da Silva Marques Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão/IPP
  • Ana Cláudia Rodrigues NID_RH-Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão/IPP
  • Marisa R. Ferreira Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras/IPP

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2196

Palavras-chave:

Economia social;, Gestão de recursos humanos;

Resumo

Introdução: O peso das organizações de Economia Social enquanto agentes económicos, com importância ao nível do emprego e da riqueza criada na prestação de serviços, é bastante significativo e cada vez mais reconhecido no contexto da União Europeia.

No presente contexto de crise mundial o terceiro sector parece ganhar novo espaço e novas atenções, à imagem do que foi sucedendo desde as primeiras ideias avançadas para uma economia social, surgidas justamente com a crise vivida pelos operários do século XIX. Neste contexto, e dado os valores e princípios que idealmente regem a economia social, importa estudar a Gestão de Recursos Humanos que poderá ocupar um importante papel, uma vez que se considera que, devido à natureza do trabalho desenvolvido por estas organizações, as pessoas são o seu ativo mais importante e, como tal, a forma como cada organização gere os seus Recursos Humanos poderá influenciar o seu desempenho organizacional. A eficácia e eficiência são cada vez mais uma prioridade nestas organizações, face à conjuntura económica desfavorável e à diminuição do seu financiamento pelo Estado.

Objetivos: Caraterizar a Gestão de Recursos Humanos nas Organizações de Economia Social.

Método: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre esta temática com recurso a base de dados científicos.

Resultados: O trabalho põe em relevo a importância da Gestão de Recursos Humanos nas Organizações de Economia Social em Portugal. A análise deste contexto específico pode trazer resultados proeminentes para um setor cuja importância é fulcral e crescente.

Conclusões: Nesta crescente fase de profissionalização, as Organizações de Economia Social poderão usufruir de importantes melhorias se apostarem em políticas, processos e boas práticas de GRH. Além disso, uma forte aposta na GRH poderá ser um importante elemento diferenciado, num setor que se apresenta cada vez mais competitivo e preocupado com a melhoria da sua performance.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Marques, C. P. P. da S., Rodrigues, A. C., & Ferreira, M. R. (2014). A gestão dos recursos humanos nas organizações de economia social. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2196