Implementação do sistema de gestão de recursos humanos numa organização sem fins lucrativos: o caso do Centro Social e Paroquial de São Martinho de Brufe
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2195Palavras-chave:
Terceiro Setor;, Sistema de gestão de recursos humanos;, Modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais;, Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe;, Projeto de intervenção em recursos humanos;Resumo
O sistema de GRH assume um papel importante no cumprimento da missão e dos objetivos das organizações. Tal requer que a função RH foque maior atenção no desenvolvimento coerente de práticas de GRH orientadas para a performance organizacional (Martins & Silva, 2013). No quadro destas preocupações com a importância do sistema de Gestão de Recursos Humanos das organizações atuais, levámos a cabo um estudo de caso, no contexto português, visando compreender a pertinência de implementar um sistema de Gestão de Recursos Humanos.
Este trabalho tem como objetivo intervir na área de Recursos Humanos de uma IPSS. Para o efeito foi desenvolvido um projeto de intervenção em Recursos Humanos. Foi neste contexto que identificamos o Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe para a sua realização.
Considerando as exigências definidas pelo Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS) procedeu-se ao diagnóstico da IPSS em estudo. Seguiu-se a configuração exata da potencialidade identificada, o planeamento estratégico e operacional da estratégia. A fase seguinte envolveu a implementação do projeto. Terminamos com a avaliação e apresentação das respetivas medidas necessárias para concretizar a finalidade a que nos propusemos, isto é, garantir que o Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe cumpre todos os requisitos do Critério 2 – Pessoas, do Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS), do Instituto da Segurança Social para submeter com êxito o processo de certificação.
O presente estudo empírico pretende dar um contributo para a teoria e para a prática da GRH em Portugal e, especificamente, nas IPSS.