Motivações no empreendedorismo social
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2194Palavras-chave:
Empreendedorismo social;, Motivações;, Dificuldades;, Competências;Resumo
Este artigo tem como principal objetivo explorar as motivações que levam os indivíduos a
criarem, desenvolverem e se manterem num projeto de empreendedorismo social, bem como
explorar os principais obstáculos enfrentados e as expectativas dos empreendedores sociais face à
criação do seu empreendimento. Esta investigação tem por base um estudo exploratório que
incorporou a recolha e análise de dados qualitativos, envolvendo a realização de treze entrevistas a
empreendedores sociais com projetos muito diversificados.
O estudo fornece informação sobre as motivações que levam os indivíduos a iniciarem e se
manterem num projeto social, destacando-se o altruísmo, a paixão, a influência de role models, as
experiências de voluntariado anteriormente vividas e a vontade de criar e inovar. A mobilização de
recursos financeiros e humanos, bem como alguma burocracia, são os obstáculos mais frequentes
no processo de criação do empreendimento social, mas a vontade de lutar, a persistência e a paixão
que os entrevistados demonstram, ou seja, a sua motivação, parece ser o mote para continuar a lutar
pelos seus objetivos.
Para visualização deste resumo em língua inglesa, selecione o ícone correspondente ao idioma no menu lateral direito.