Motivações no empreendedorismo social

Autores

  • Joana C. Braga Faculdade de Economia/UP
  • Maria Teresa Proença CEF.UP-Faculdade de Economia/UP
  • Marisa R. Ferreira CIICESI-Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras/IPP

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2194

Palavras-chave:

Empreendedorismo social;, Motivações;, Dificuldades;, Competências;

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo explorar as motivações que levam os indivíduos a
criarem, desenvolverem e se manterem num projeto de empreendedorismo social, bem como
explorar os principais obstáculos enfrentados e as expectativas dos empreendedores sociais face à
criação do seu empreendimento. Esta investigação tem por base um estudo exploratório que
incorporou a recolha e análise de dados qualitativos, envolvendo a realização de treze entrevistas a
empreendedores sociais com projetos muito diversificados.
O estudo fornece informação sobre as motivações que levam os indivíduos a iniciarem e se
manterem num projeto social, destacando-se o altruísmo, a paixão, a influência de role models, as
experiências de voluntariado anteriormente vividas e a vontade de criar e inovar. A mobilização de
recursos financeiros e humanos, bem como alguma burocracia, são os obstáculos mais frequentes
no processo de criação do empreendimento social, mas a vontade de lutar, a persistência e a paixão
que os entrevistados demonstram, ou seja, a sua motivação, parece ser o mote para continuar a lutar
pelos seus objetivos.

Para visualização deste resumo em língua inglesa, selecione o ícone correspondente ao idioma no menu lateral direito.

Publicado

2014-04-04

Como Citar

Braga, J. C., Proença, M. T., & Ferreira, M. R. (2014). Motivações no empreendedorismo social. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2194