Uma discussão (conceitual) sobre a identificação dos associados a organizações da economia solidária: entre a solidariedade e a competição
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2193Palavras-chave:
Identidade;, Identificação;, Economia Solidária;Resumo
Com o objetivo de instigar o debate sobre o processo de identificação dos associados para com as organizações que compõe a chamada economia solidária, este artigo de natureza teórica, apresenta os conceitos de identidade e identificação assim como descreve as características e os princípios defendidos pela economia solidária, buscando uma articulação entre as duas temáticas. Como resultado desta relação, observa-se que a teoria sobre identificação, por analisar a vinculação entre o indivíduo e a organização, pode subsidiar o entendimento sobre a relevância da busca por convergência entre os atributos dos associados e as características dos empreendimentos solidários tendo em vista um maior grau de identificação e envolvimento com a missão institucional. Por se inserirem em uma organização cuja identidade organizacional almejada é orientada por princípios e valores antagônicos aos praticados em grande parte dos espaços sociais e de trabalho, a coerência entre os valores e crenças dos associados e os defendidos pela economia solidária se faz ainda mais necessária.
Para visualização deste resumo em língua inglesa, selecione o ícone correspondente ao idioma no menu lateral direito.