Liderança em transformação: que competências?

Autores

  • Helena Santos Escola Superior de Ciências Empresariais/IPS
  • Maria Odete Pereira Escola Superior de Ciências Empresariais/IPS

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2178

Palavras-chave:

Liderança;, Líderes;, Competências;

Resumo

Os contextos organizacionais dos dias de hoje são complexos e com elevado grau de exigência (Uhl-Bien, Marion & Mckelvey, 2007), requerendo elevada capacidade de resposta da organização e das pessoas que nela trabalham. As exigências colocadas às empresas em resultado na necessidade de mudança, de inovação e de fomentar o empreendedorismo, geram contextos mais difíceis e desafiantes para os líderes de hoje (Avolio & Gardner, 2005) e requerem uma reavaliação de questões associadas à liderança (Gonçalves & Mota, 2011). O líder do século XXI será um líder que terá de desenvolver novas competências (Gallager, Dadone, & Foster, 2010).

Nesse contexto pretendeu-se obter resposta para as seguintes questões: Quais são essas novas competências? E, considerando as competências de liderança tradicionais – qual o seu papel no contexto atual? Por outro lado, como estão as organizações a preparar estes líderes? Que programas de desenvolvimento e que respostas são fornecidas pelas organizações de forma a assegurar essa reinvenção e exigência?

A partir deste conjunto de questões definiu-se como objetivos do estudo analisar o impacto das transformações do contexto organizacional ao nível das competências exigidas aos líderes e as estratégias que as empresas utilizam para proporcionar o desenvolvimento dessas mesmas competências.

A investigação do tema e objetivos apresentados anteriormente suportaram-se na aplicação de uma metodologia qualitativa que permitiu explorar e aprofundar o conhecimento sobre a temática. A opção metodológica recaiu sobre a metodologia de Estudo de Caso. O objetivo definido para este estudo pretende partir da realidade e analisar os fenómenos inerentes às novas competências de liderança, a partir de um caso concreto. Neste sentido, o estudo tem um carácter empírico e abrangente de modo a obter uma visão mais alargada quer das competências de liderança, quer das práticas de desenvolvimento de liderança valorizadas atualmente pelas empresas.

Foi objeto de estudo, uma empresa do sector industrial de grande dimensão em fase de implementação de novo projeto na área de produção que visa reforçar a sua competitividade e fortalecer o seu posicionamento no mercado.

Como instrumento crítico de recolha de informação foram conduzidas entrevistas semiestruturadas ao Diretor Geral da empresa (CEO), ao responsável dos Recursos Humanos, ao responsável pela implementação do processo de fabrico, bem como os líderes das equipas piloto envolvidas na implementação do projeto.

A análise de conteúdo resultante das entrevistas realizadas revelou a necessidade da organização ajustar o perfil de competências dos seus líderes face aos objetivos e estratégia da empresa e face os requisitos de implementação do projeto implementado. O sucesso da sua implementação promoveu na organização a necessidade de desenvolver competências de liderança associadas às dimensões de desenvolvimento da equipa, de formação e coaching dos membros da equipa, e de competências associadas ao enfoque na aplicação de novos processos e metodologias aplicadas ao seu contexto produtivo. Não existindo uma rutura com o papel desempenhado pelos líderes, verificou-se uma alteração nas prioridades de desenvolvimento e formação de competências dos líderes da organização.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Santos, H., & Pereira, M. O. (2014). Liderança em transformação: que competências?. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2178