A satisfação com um sistema de avaliação do desempenho no sector público português: a importância da perceção de justiça e de precisão
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2172Palavras-chave:
Avaliação do desempenho;, Satisfação;, Perceção de justiça;, Perceção de precisão;, Setor público português;Resumo
Os objetivos deste trabalho são: (1) aferir se os funcionários do setor público português estão (ou não) satisfeitos com o seu sistema de avaliação; (2) dissecar a relação existente entre as perceções de justiça e de precisão da avaliação do desempenho com a satisfação com essa avaliação. Por forma a atingir os objetivos mencionados, foi conduzido um estudo empírico, de caráter exploratório, com uma natureza transversal, focado numa população de 2.247 indivíduos, tendo sido obtidas 334 respostas (n = 334). Após o tratamento estatístico dos dados recolhidos, com uma componente descritiva e outra inferencial, os resultados apontam no sentido de os trabalhadores que têm uma melhor perceção de justiça e precisão da avaliação do desempenho tenderem a revelar uma maior satisfação com a mesma. Porém, em termos gerais, os elementos da amostra consideraram o processo de avaliação injusto, impreciso e não se mostraram satisfeitos com ele.