A conceção e implementação de um modelo de competências: um estudo de caso numa multinacional japonesa

Autores

  • Lurdes Pedro Escola Superior de Ciências Empresariais/IPS

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2167

Palavras-chave:

Gestão de competências;, Modelo de Competências;, Gestão de Recursos Humanos;

Resumo

Os modelos de gestão com base nas competências têm vindo a oferecer às organizações sistemas de alinhamento organizacional de forma mais integrada e tem conduzido à sua instrumentalização, enquanto meio de identificação, definição e medição das diferenças entre as competências e os requisitos da função, em termos dos constructos relevantes para a promoção do desempenho e do desenvolvimento profissional.

Conhecida a tendência atual para a adoção de modelos de competências pelas organizações, o objetivo geral deste estudo, é a de apresentar o desenho e implementação de um modelo de competências de uma empresa multinacional industrial japonesa que constituiu a base de um sistema mais global de Gestão de Recursos Humanos. Como objetivos específicos pretende-se (I) identificar a metodologia adotada e as ferramentas desenvolvidas no processo de construção do modelo de competências e sua implementação; (II) apresentar os fatores críticos de sucesso para a implementação deste modelo de competências; (III) evidenciar a articulação com os subsistemas de Gestão de Pessoas, em particular com a Gestão de Desempenho, Gestão de Carreiras e Formação; (IV) e discutir os benefícios e a importância do modelo de competências no âmbito da organização.

O presente projeto assenta num estudo de caso realizado numa empresa industrial multinacional japonesa portuguesa e numa empresa congénere belga. Os resultados do presente estudo evidenciam que (I) este modelo responde, de forma mais individualizada, às necessidades dos trabalhadores enquanto pessoas detentoras de expectativas de profissionais e às necessidades da empresa no alcance do sucesso do negócio (II) e que constitui o elemento central da gestão de recursos humanos, na sua articulação e integração com os restantes sistemas de Gestão de Recurso Humanos.

Publicado

2014-04-04

Como Citar

Pedro, L. (2014). A conceção e implementação de um modelo de competências: um estudo de caso numa multinacional japonesa. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2167