Estratégias de desenvolvimento e gestão de recursos humanos: políticas de remuneração e incentivos
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2157Palavras-chave:
Política salarial;, Remuneração;, Desempenho;, Incentivos;Resumo
A perspectiva de que a remuneração deve refletir o estatuto, a antiguidade e o poder de negociação do sindicato, contrapõe-se atualmente com a necessidade de resposta a desafios de concorrência, liberalização de mercados, estimulando uma maior participação e produtividade, envolvimento e comprometimento dos recursos humanos nas organizações.
A evolução da conceção do trabalho e os atuais desafios que se colocam às organizações, estão na génese de profundas alterações nas políticas salariais e dos sistemas de incentivos. Por isso, a política salarial tem vindo a tornar-se um elemento central na gestão de recursos humanos.
Contrapondo-se a uma política tradicional baseada nas qualificações e hierarquia, a política centrada numa cultura de desempenho, com um sistema de incentivos, assume-se como um instrumento importante de envolvimento, implicação, comprometimento dos colaboradores e do reconhecimento dos seus contributos para os objectivos estratégicos da organização, apresentando vantagens competitivas para a mesma.
Atualmente a política salarial tem de estar integrada na estratégia organizacional, no reconhecimento das contribuições individuais e grupais para os objetivos estratégicos, tornando-se um dos principais instrumentos na gestão de pessoas para provocar mudança de cultura nas organizações.
Nesta perspetiva um dos objetivos das remunerações será fazer com que autofinanciem através de maior produtividade e um sistema de recompensas motivacionais consistirá em muito mais que um complemento ao salário base, premiando o cumprimento de objetivos e as competências.
Os estudos sobre motivação humana em contexto laboral têm proporcionado contributos significativos à implementação de sistemas de incentivos. Os colaboradores esperam segurança, oportunidades de expressão das suas ideias e satisfação no trabalho, exigem sentido de realização, responsabilidade, reconhecimento.
As necessidades de cada pessoa são diferentes e só serão motivadas para um esforço maior se forem correspondidas pela recepção das recompensas que procuram. A motivação dependerá da expectativa da recompensa pelo esforço/desempenho em resultado do trabalho.
A maior proximidade entre o cumprimento do objetivo e a recompensa tem maior eficácia e aumenta a motivação de empenho dos destinatários.
Os incentivos são componentes variáveis de remuneração que pretendem recompensar elevados desempenhos, o cumprimento ou superação de um conjunto de objetivos previamente fixados e acordados entre a Empresa e o colaborador, e têm caracter monetário.
No caso analisado, apresentam-se os princípios gerais, objetivos e estrutura de um sistema de incentivos assente na avaliação do cumprimento de objetivos e competências técnicas, de gestão e relacionais, com vista à mudança do comportamento organizacional.