O factor idade nas percepções e práticas de GRH promotoras de empregabilidade

Autores

  • Teresa Silva
  • Ana Veloso
  • Isabel Soares

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2156

Palavras-chave:

Empregabilidade;, Idade;, Gestão de recursos humanos;

Resumo

Este trabalho, ancorado num levantamento das percepções de empregabilidade junto de trabalhadores(as) desempregados(as) com mais de 40 anos e de entidades empregadoras, visa abordar a questão da influência da idade na empregabilidade. Pretende contribuir para a reflexão e discussão sobre práticas passíveis de promover a empregabilidade de trabalhadores(as) desempegados(as) mais velhos(as).

Do ponto de vista da sua estrutura, o trabalho inicia-se com um enquadramento teórico da problemática da empregabilidade e da sua relação com o factor idade, em especial, no que às práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) diz respeito. De seguida, são apresentados os aspectos metodológicos subjacentes ao levantamento das percepções de empregabilidade junto de trabalhadores(as) bem como das percepções e das práticas adoptadas por parte das entidades empregadoras. Após a apresentação dos principais resultados obtidos, o trabalho termina com uma reflexão sobre as implicações de tais resultados em termos da presença (ou não) de boas práticas promotoras de empregabilidade de trabalhadores(as) mais velhos(as).

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Silva, T., Veloso, A., & Soares, I. (2014). O factor idade nas percepções e práticas de GRH promotoras de empregabilidade. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2156