Temporary agency work in a contact center context: workers’ affective commitment with the agency and with the client-company as a response to human resources practices
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2153Palavras-chave:
Trabalho temporário de agência;, Contact center;, Práticas de recursos humanos;, Compromisso afectivo;, Reciprocidade;Resumo
Os trabalhadores temporários de agência (TAW) estão implicados num formato tripartido de contração (trabalhador/agência de trabalho temporário/empresa cliente) que os leva a construir duas relações de emprego diferenciadas e, consequentemente, dois compromissos afectivos (AC). Através de uma amostra composta por 1567 TAW portugueses, provenientes do sector de contact center, testámos (1) a relação entre as práticas de recursos humanos (HRP) e os AC dos TAW, tanto para com a agência, como para com a empresa cliente; e (2) desenvolvemos um modelo multi-grupo que nos permitiu analisar se a relação entre as HRP e os AC para com ambas as empresas se comporta da mesma forma entre: (2.1) trabalhadores com diferenças na sua situação profissional anterior (PES) e (2.2) trabalhadores com diferentes qualificações académicas (AQ). Os resultados mostraram a existência de uma relação directa entre as HRP e o AC para com ambas as empresas, confirmando que os TAW têm capacidade de responder reciprocamente a situações de investimento. Também foi verificado que nos TAW cuja PES era o desemprego, a relação entre HRP e o AC para com a agência, é mais forte do que para os TAW cuja PES era a procura pelo primeiro emprego.