COMPETÊNCIAS PARA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6651Palavras-chave:
Comércio Exterior, Gestão da Informação, Competência em Informação, Gestão do ConhecimentoResumo
A exportação é essencial para o crescimento econômico e cultural no cenário global atual. A arte e a cultura do Brasil, com seu valor único, podem cativar mercados internacionais, promovendo talentos e intercâmbio cultural. Para Alagoas, no Nordeste brasileiro, isso representa uma nova e promissora direção. O estado, conhecido pela exportação de açúcar e álcool, agora visa diversificar suas vendas externas explorando o potencial de seus produtos artesanais.
Nessa perspectiva, questiona-se: quais estratégias podem ser adotadas para a implantação e o aprimoramento das competências técnicas objetivando a exportação de produtos artesanais alagoanos?
Este estudo qualitativo analisou as competências essenciais para a exportação de produtos artesanais em Maceió, Alagoas, focando na Empresa ABC, devido à importância da produção local no mercado internacional.
A pesquisa utilizou um questionário de 29 perguntas diretas com gestores e colaboradores, avaliando conhecimento, habilidades, atitudes e valores da empresa. Combinando isso com análise documental, o estudo identificou competências cruciais para a exportação, incluindo aspectos técnicos, comportamentais e informacionais.
É certo que, além desses resultados, a continuidade desta pesquisa permitirá análises mais aprofundadas acerca das necessidades informacionais específicas para exportação de produtos artesanais em Alagoas, fornecendo insights para desenvolvimento de sistemas de informação e de estratégias de gestão do conhecimento que fortaleçam a competitividade da Empresa ABC, bem como de outras organizações pertencentes a este mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.