Impacto da familiaridade do tópico na produção escrita em português como língua estrangeira

Autores

  • Sun Huizhi Universidade de Hebei
  • Sara Santos Universidade de Macau

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5290

Palavras-chave:

ensino de línguas baseado em tarefas, familiaridade do tópico, complexidade, correção e fluência, aprendizagem de português como língua estrangeira, cultura

Resumo

O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas ganhou crescente interesse dos investigadores e professores nas últimas décadas. Embora a familiaridade do tópico seja uma variável investigada em alguns trabalhos na área de aquisição de línguas estrangeiras, ainda não existem muitos estudos sobre o seu impacto na produção escrita e não foi encontrado nenhum estudo na área do português como língua estrangeira (PLE). Este estudo visa investigar o efeito da familiaridade do tópico na produção escrita de aprendentes chineses de PLE. Nesse trabalho, participaram vinte e dois alunos universitários com um nível de proficiência elementar. Dez alunos realizaram uma tarefa familiar no que respeita à cultura do aprendente (Ano Novo Chinês) e doze aprendentes desempenharam uma tarefa não familiar relacionada com a cultura da língua alvo (Natal). A produção escrita dos aprendentes foi quantificada, usando-se medidas de complexidade sintática, correção e fluência. Os resultados mostraram que os alunos produziram um texto com mais correção quando realizaram a tarefa menos familiar, mais exatamente no que respeita ao uso correto de tempos verbais por número total de tempos verbais. Os resultados são discutidos tendo em conta as premissas da Hipótese da Capacidade Limitada de Atenção de Skehan (1998, 2009, 2015, 2018). Espera-se que esta investigação possa beneficiar a compreensão de investigadores sobre o efeito da familiaridade do tópico no ensino da língua portuguesa e que possa, igualmente, ajudar os professores na preparação de tarefas para o desenvolvimento da competência comunicativa e intercultural dos aprendentes de PLE.

Biografias Autor

Sun Huizhi, Universidade de Hebei

Mestre em Língua Portuguesa e Estudos Interculturais (variante de Linguística Aplicada), docente na
Universidade de Hebei, China (e-mail: sunhuizhi@hbu.edu.cn)

Sara Santos, Universidade de Macau

Doutorada em Linguística Aplicada, Professora Auxiliar na Universidade de Macau, China (e-mail:
saras@um.edu.mo)

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Huizhi, S., & Santos, S. (2023). Impacto da familiaridade do tópico na produção escrita em português como língua estrangeira. E- Revista De Estudos Interculturais , (11). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5290

Edição

Secção

Artigos