The Roles of Museums in Modern Societies as a Learning Opportunity for Higher Education Students
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4769Palavras-chave:
museus, indústrias criativas e culturais, património, desenvolvimento urbano, turismoResumo
Amplamente reconhecidos como motores de desenvolvimento socioeconómico, o número de museus tem vindo a crescer exponencialmente em todo o mundo, constituindo-se como equipamentos cruciais no âmbito das políticas públicas de requalificação urbana.
Pelas diversas valências e funções assumidas pelos museus contemporâneos, considera-
se que estes proporcionam um leque de oportunidades de aprendizagem para os alunos do ensino superior em cursos relacionados com os estudos culturais. Assim, no ano letivo de 2021-22, os estudantes de Cultura Espanhola para Negócios III, do Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios (ISCAP, P.PORTO) foram desafiados a explorar as características distintivas de diversos museus de inauguração recente, localizados em cidades de pequena ou média dimensão de países de língua oficial espanhola. O resultado foi a produção de oito estudos de caso originais, que focam variados aspetos da relação entre essas instituições e as áreas em que estão implantadas.
Embora adaptadas para os fins deste artigo, apresentam-se aqui as descobertas mais relevantes das pesquisas dos estudantes, bem como a necessária contextualização teórica.
Apresentando um conjunto de museus bem diferenciados, cada estudo de caso ilustra as diversas formas, quer positivas ou negativas, em que os museus podem articular-se com as comunidades que procuram beneficiar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.