Educação no Processo de Ensino e Aprendizagem Pais e/ou Encarregados – Formas de Acompanhamento

Autores

  • Sebastião Sheldon Pereira José Cardoso Universidade Metodista Unida de Moçambique
  • Estela Pinto Ribeiro Lamas Universidade Metodista Unida de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.v3i9.4225

Palavras-chave:

Acompanhamento, Influência, Pai e/ou Encarregado de educação

Resumo

Este trabalho reflecte a importância das relações existentes entre a família e a escola visto que estas são bases para uma educação de qualidade. O estudo de caso realiza-se no âmbito de uma investigação na licenciatura com objectivo de analisar as percepções dos pais e/ou encarregados de educação e dos professores em relação ao acompanhamento das crianças ou adolescentes. Metodologicamente, a opção foi por uma abordagem quali-quantitativa, baseada na observação e em questionários realizados a professores e a pais do de alunos do 2o ciclo da escola primária de Jogo-2. Os resultados indicam que os pais e/ou encarregados de educação não assumem as melhores formas de garantir o acompanhamento dos seus educandos, que a comunicação com professores é deficiente; na maioria dos casos, limitam-se a ajudar na correcção dos trabalhos de casa, na compra do material escolar.

Biografia Autor

Sebastião Sheldon Pereira José Cardoso, Universidade Metodista Unida de Moçambique

Licenciado em Ciências da Educação, Universidade Metodista Unida de Moçambique, Cambine, Morrumbene

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Publicado

2021-07:-22

Como Citar

Cardoso, S. S. P. J. ., & Lamas, E. P. R. . (2021). Educação no Processo de Ensino e Aprendizagem Pais e/ou Encarregados – Formas de Acompanhamento. E- Revista De Estudos Interculturais, 3(9, Vol. 3). https://doi.org/10.34630/erei.v3i9.4225

Edição

Secção

Estudos Interculturais no Contexto Contemporâneo