Imagem e Cultura: Das Cavernas à Imagem Digital

Autores

  • Fernando Augusto Silva Lopes
  • Alessandra Nardini Universidade do Minho
  • Elaine Trindade Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
  • Tiago Vieira da Silva Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4134

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Semiótica, Sociologia da Cultura, Imagem Digital

Resumo

Neste artigo será apresentada uma contextualização teórica acerca dos principais conceitos culturais que criam a comunicação imagética e edificam o imaginário contemporâneo, serão analisadas as formas peculiares com que a imagem se transforma em imagem digital e como o dispositivo da virtualização se torna cerne desta transformação. O virtual rompe do ponto de vista semiótico com uma proposta dialógica da analogia, que desde o advento das imagens técnicas foi o elo para uma construção de um imaginário moderno. Portanto, sobre este pretexto discutir a imagem é discutir a intercomunicação imagética. Portanto, o presente artigo buscará a construção de uma teoria própria, multidisciplinar, híbrida e, portanto, legítima representante dos Estudos Culturais, propor um conceito de imagem digital que seja verossímil diante do desafio contemporâneo de uma realidade cultural fragmentária, líquida e, sobretudo, norteada pelos fluxos das redes.

Biografias Autor

Fernando Augusto Silva Lopes

Graduado em Relações Internacionais, Mestre em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade
FUMEC (Belo Horizonte, Brasil), discente do programa doutoral em Estudos Culturais da Universidade do
Minho.

Alessandra Nardini, Universidade do Minho

Graduada em Comunicação Social: habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de
Minas Gerais, especialista em Roteiro para Cinema e Televisão pela mesma instituição de ensino, Mestre
em Estudos Culturais pela Universidade FUMEC (Belo Horizonte, Brasil) e discente do Doutoramento em
Estudos Culturais na Universidade do Minho.

Elaine Trindade, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)

Doutoranda em Ciências da Comunicação, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. É
investigadora na plataforma de Arte e Cultura Urbana, A Passeio, e no Museu Virtual da Lusofonia (MVL).
Ambos, projetos estratégicos do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). É Mestre em
Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa: Tecnologias da Comunicação e Estéticas, pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Tiago Vieira da Silva, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Frequenta atualmente o Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho em
Braga, Portugal. Integra a equipa do Museu Virtual da Lusofonia, no Centro de Estudos de Comunicação e
Sociedade.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Lopes, F. A. S. ., Nardini, A. ., Trindade, E. ., & Silva, T. V. da . (2021). Imagem e Cultura: Das Cavernas à Imagem Digital. E- Revista De Estudos Interculturais , (8). https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4134

Edição

Secção

Artigos