O enigma do modelo por competência no ensino primário de Moçambique

Autores

  • Azevedo Nhantumbo Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3944

Palavras-chave:

Modelo Por Competência, Desafios Na Sua Implementação

Resumo

A implementação efetiva do Modelo por Competência nas instituições da educação constitui um dos maiores desafios do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Passa mais do que uma década que os currículos baseados em competência estão sendo implementados no Ensino Primário. Contudo, a qualidade de formação dos alunos nos diferentes ciclos de aprendizagem tem sido reclamada e/ou censurada por diferentes grupos sociais, incluindo professores, pais e encarregados de educação. É neste âmbito que o presente artigo pretende analisar o impacto e efeitos do desenvolvimento de competências na organização curricular moçambicana na qualidade de aprendizagens dos alunos do Ensino Primário do país. Para o efeito, foram eleitos os paradigmas quantitativo e qualitativo, a combinação de métodos bibliográficos, documental e de estudo de caso e ainda de técnicas como entrevista, questionário, observação e testes diagnósticos aplicados sobre uma amostra de (N=908) indivíduos (gestores, professores e alunos. O percurso investigativo permitiu que se chegasse à conclusão de que o modelo por competência está longe de ser implementado efectivamente nas escolas moçambicanas, uma vez que apenas 45% dos cerca de n=112 alunos testados é que desenvolveram as competências prescritas nos programas do Ensino Primário. Este facto deve-se à falta ou deficiente apropriação da filosofia e estratégias exigidas pelo currículo pelos dirigentes, gestores, professores e encarregados de educação, exiguidade de recursos infraestruturais, materiais e meios de ensino para efectiva implementação do currículo do Ensino Primário.

Biografia Autor

Azevedo Nhantumbo, Universidade Eduardo Mondlane

Docente da Universidade Eduardo Mondlane

Doutor em Desenvolvimento Curricular,

UMinho com Pós-Doutoramento

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Azevedo Nhantumbo. (2021). O enigma do modelo por competência no ensino primário de Moçambique. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3944

Edição

Secção

Artigos