O enigma do modelo por competência no ensino primário de Moçambique

Auteurs

  • Azevedo Nhantumbo Universidade Eduardo Mondlane

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3944

Mots-clés :

Modelo Por Competência, Desafios Na Sua Implementação

Résumé

A implementação efetiva do Modelo por Competência nas instituições da educação constitui um dos maiores desafios do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Passa mais do que uma década que os currículos baseados em competência estão sendo implementados no Ensino Primário. Contudo, a qualidade de formação dos alunos nos diferentes ciclos de aprendizagem tem sido reclamada e/ou censurada por diferentes grupos sociais, incluindo professores, pais e encarregados de educação. É neste âmbito que o presente artigo pretende analisar o impacto e efeitos do desenvolvimento de competências na organização curricular moçambicana na qualidade de aprendizagens dos alunos do Ensino Primário do país. Para o efeito, foram eleitos os paradigmas quantitativo e qualitativo, a combinação de métodos bibliográficos, documental e de estudo de caso e ainda de técnicas como entrevista, questionário, observação e testes diagnósticos aplicados sobre uma amostra de (N=908) indivíduos (gestores, professores e alunos. O percurso investigativo permitiu que se chegasse à conclusão de que o modelo por competência está longe de ser implementado efectivamente nas escolas moçambicanas, uma vez que apenas 45% dos cerca de n=112 alunos testados é que desenvolveram as competências prescritas nos programas do Ensino Primário. Este facto deve-se à falta ou deficiente apropriação da filosofia e estratégias exigidas pelo currículo pelos dirigentes, gestores, professores e encarregados de educação, exiguidade de recursos infraestruturais, materiais e meios de ensino para efectiva implementação do currículo do Ensino Primário.

Biographie de l'auteur

Azevedo Nhantumbo, Universidade Eduardo Mondlane

Docente da Universidade Eduardo Mondlane

Doutor em Desenvolvimento Curricular,

UMinho com Pós-Doutoramento

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Publiée

2021-06-16

Comment citer

Azevedo Nhantumbo. (2021). O enigma do modelo por competência no ensino primário de Moçambique. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3944

Numéro

Rubrique

Artigos