Poéticas Ficcionais e Percursos Imaginários em City Of Glass de Paul Auster

Autores

  • Clara Sarmento Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. CEI –Centro de Estudos Interculturais

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi3.3909

Palavras-chave:

Auster, Nova Iorque, Linguagem, Poética, Ficção, Imaginário

Resumo

Nas três narrativas que constituem The New York Trilogy–City of Glass, Ghostse The Locked Room–Paul Auster emprega e desconstrói os elementos convencionais doromance policial, elaborando uma investigação recorrente da natureza, função e significado da linguagem, mas também da solidão, do encerramento e da problemática da identidade. A produção narrativa de Auster evoca fantasmas logocêntricos tradicionais (como a presença, a realidade e a verdade), que fazem eco do princípio de indissolubilidade entre palavra e significado, apenas para lograr esta identidade através de uma orientação textual para a marcação da ficcionalidade e consequente reforço dos efeitos designificação ilusórios. Auster altera os mecanismos logrando as expectativas do leitor em relação ao epílogo e à transparência textual, que um pacto mimético faria pressupor. O espaço vazio resultante confere ao texto uma liberdade plurissignificativa quedispersa todas as certezas e veicula o poder da criação do caos. Sob a aparência de fluência narrativa, a escrita de Paul Auster esconde uma subversão das premissas básicas da literatura realista e dos signos referenciais, numa poética auto-reflexiva ficcionalizada sobre a estruturação de universos imaginários.

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Publicado

2021-06-16

Como Citar

Sarmento, C. (2021). Poéticas Ficcionais e Percursos Imaginários em City Of Glass de Paul Auster. E- Revista De Estudos Interculturais , (3). https://doi.org/10.34630/erei.vi3.3909

Edição

Secção

Artigos