Desvio, antissocialidade e medidas disciplinares em escolas TEIP e não-TEIP: Perceções dos profissionais de ensino

Auteurs

  • Vanessa Azevedo Universidade Fernando Pessoa
  • Sónia Caridade Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UM)
  • Ana Sani Universidade Fernando Pessoa
  • Laura M. Nunes Universidade Fernando Pessoa

DOI :

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5790

Mots-clés :

Comportamentos antissociais, medidas disciplinares, incivilidades, escola, TEIP, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária

Résumé

A escola constitui um contexto privilegiado não só para a manifestação dos primeiros comportamentos disruptivos e antissociais, mas também para a seu o controlo e prevenção. Tendo por base a perspetiva dos profissionais de ensino, procura-se analisar e comparar os comportamentos antissociais dos alunos e as medidas disciplinares adotadas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (escolas TEIP) e escolas não-TEIP.
Para tanto, participaram neste estudo um total de 134 profissionais de ensino escolar, com idades compreendidas entre os 33 e os 64 anos, maioritariamente do sexo feminino. O absentismo, as incivilidades e outros comportamentos antissociais surgiram como sendo mais incidentes em escolas TEIP. Além disso, os profissionais de ensino inseridos em escolas TEIP apresentam uma classificação menos favorável das medidas disciplinares comparativamente com os profissionais que atuam em escolas não-TEIP. O maior envolvimento dos encarregados de educação no processo de ensino-aprendizagem surgiu identificado como fator determinante para o controlo e gestão dos referidos problemas de conduta dos estudantes. As implicações preventivas do estudo em termos de políticas educativas e sociais serão analisadas e debatidas.

Bibliographies de l'auteur

Vanessa Azevedo, Universidade Fernando Pessoa

Investigadora doutorada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
(Portugal), membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)
e do Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC) da Universidade Fernando Pessoa (Portugal).
Concluiu o seu doutoramento em Psicologia Aplicada – Unidade de Justiça e Violência da Escola de
Psicologia da Universidade do Minho em 2017 e, desde então, tem trabalhado nas questões da vitimologia, perceção de (in)segurança, experiências de vida – em especial as adversas e violentas – em diferentes, contextos, entre os quais o escolar. A autora foi investigadora no projeto LookCrim, no âmbito do qual, colaborou neste estudo. Autora de vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais, bem como colaborado com diferentes redes de investigadores no âmbito destas temáticas

Sónia Caridade, Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UM)

Doutorada em Psicologia da Justiça em 2009 pela Universidade do Minho (UM). Atualmente é Professora
Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UM). Desempenha ainda funções de
perita forense na Associação de psicologia na EPsi-UM e é membro integrado do Centro de investigação
em Psicologia. Entre 2009 e setembro de 2021 exerceu funções como Professora Auxiliar na Universidade
Fernando Pessoa (UFP), onde também foi investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime
(2012-2021). Entre 2020 e 2021 esteve como Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Estudos
de Género (CIEG) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Publicou
68 artigos em revistas especializadas. Possui 56 capítulos de livros e 11 livros. A sua principal linha de
investigação situa-se no âmbito da violência nas relações de intimidade (adultas e juvenis), vitimação,
violência doméstica e delinquência juvenil.

Ana Sani, Universidade Fernando Pessoa

Professora Associada com Habilitação na Universidade Fernando Pessoa. Habilitação em Estudos da Criança; Doutoramento em Psicologia da Justiça na Universidade do Minho (Portugal), após licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Justiça. Co-coordenadora e investigadora do Observatório Permanente da Violência e da Criminalidade. Investigador corresponsável do Projeto LookCrim. Membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho/Portugal. Membro Especialista da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Desenvolve investigação sobre a violência doméstica (crianças e mães) e a sua ligação ao apoio psicossocial (intervenção psicológica e estruturas de apoio social), à segurança (forças policiais) e ao sistema de justiça (promoção e proteção da criança e justiça criminal). Colabora na formação de técnicos de apoio à vítima, proteção de crianças e em áreas de especialização da psicologia da justiça.
Autora de vários trabalhos nacionais e internacionais

Laura M. Nunes, Universidade Fernando Pessoa

Doutorada em Ciências Humanas e Sociais, Psicologia - Delinquência em 2010 pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e a Licenciatura em Psicologia em 2005 pela Universidade Fernando Pessoa.
É Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa e coordenadora do Observatório Permanente da Violência e da Criminalidade (OPVC). É membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Criminologia na Associação Portuguesa de Criminologia. É membro integrado do Centro JusGov da Universidade do Minho, e membro associado da FP B2s da Universidade Fernando Pessoa. Publicou  artigos em revistas, capítulo(s) de livros e livro(s). Desenvolve investigação nas Ciências Sociais, em particular sobre os fenómenos da segurança; crime; violência; prevenção do crime - Crime Prevention Through Environmental Design (CPTED; policiamento e segurança urbana; relação droga-crime e vitimização de populações desviantes.

Références

Barbieri, H. (2003). Os TEIP, o projecto educativo e a emergência de ‘perfis de território’. Educação, Sociedade & Culturas, 20, 43-75.

Braga, T., & Gonçalves, R. J. A. C. (2013). Delinquência juvenil: Da caracterização à intervenção [Juvenile delinquency: From characterization to intervention]. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 4(1), 95–116. Retirado de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/93/88

Bronfenbrenner, U. (2005). Making human beings human: Bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks, CA: Sage.

Caridade, S., Dinis, M. A. P., Sani, A., Nunes, L. M., & Azevedo, V. (2020). School personnel perception of parental involvement and students’ behavior problems: Practical implications. Education and Urban Society. doi:10.1177/0013124520950335

Caridade, S., Martins, A. C., & Nunes, L. (2019). Estilo de vida dos jovens e comportamentos desviantes e delinquentes: Vivências familiares, escolares e individuais. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 5(1), 52-73. doi:10.31211/rpics.2019.5.1.101

Caridade, S., Nunes, L., & Sani, A. (2015). School diagnostic: Perceptions of educational professionals. Psychology, Community & Health, 4(2), 75-85. doi:10.5964/pch.v4i2.120

Caridade, S., Nunes, L., Sani, A., Gonçalves, M. J., Oliveira, Rodrigues, C., & Xavier, M. (2019). Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 67-89. Disponível em:

http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?sspageID=1281&lang=1

Carvalho, M., Alão, P., & Magalhães, J. (2017). Da indisciplina ao clima de escola: a voz dos alunos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 42–60.

Direção-Geral da Educação (2018). As orientações para o trabalho em psicologia educativa nas escolas. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_Imagens/orientacoes_para_o_trabalho_em_psicologia_educativa_nas_escolas.pdf.pdf

Direção-Geral da Educação (2021). Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/teip

Dufur, M. J., Hoffmann, J. P., Braudt, D., Parcel, T. L., & Spence, K. R. (2015). Examining the effects of family and school social capital on delinquent behavior. Deviant Behavior, 36(7), 511–526. doi: 10.1080/01639625.2014.944069

Đuriši, M. & Bunijevac, M. (2017). Parental involvement as a important factor for successful education. Center for Educational Policy Studies Journal, 7(3), 137-153.

Hornby, G. (2011). Parental involvement in childhood education: Building effective school family partnerships. New York: Springer.

Kearney,C. A., Heyne, D. & Gonzálvez, C. (2020). School attendance and problematic school absenteeism in youth. Frontiers in Psychology, 11, 1-3. doi:10.3389/fpsyg.2020.602242

Kõiv, K. (2014). Comparison and connections between school climate, school safety and adolescents’ antisocial behavior across three types of schools. Socialinis Ugdymas, 38, 160–170.

Mazur, J. E. (2005). Learning and behavior. New Jersey: Prentice Hall. Negreiros, J. (2008). Delinquência juvenis – Trajectórias, intervenção e prevenção. Porto: Livpsic, Legis Editora.

Nunes, L. M., Beça, S., & Dinis, M. A. P. (2017). Drug abuse and trafficking in universities: An emerging social phenomenon. In J. A. Jaworski (Ed.), Advances in Sociology Research, Vol. 23 (pp. 179-191). New York: Nova Science Publishers.

Nunes, L. M., Caridade, S. & Sani, A. (2015). School evaluation – An exploratory study. Revista Lusófona de Educação, 30, 141-158. doi:10.5964/pch.v4i2.120

Nunes, L., Caridade, S., & Sani, A. (2018). A escola em análise entre 2006 e 2016: Das questões de (in)disciplina, transgressão e violência. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 18, 9-31. Disponível em: http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?SSPAGEID=1165&lang=1&artigoID=1708

Nunes, L., Caridade, S., & Sani, A. (2018). Diagnóstico do meio escolar: avaliar para intervir. In A. Sani & S. Caridade (Coords), Violência, agressão e vitimação: Práticas para a intervenção, 2.ª ed. (pp. 337-348). Coimbra: Almedina.

Nunes, l., Caridade, S., & Sani, A. I. (2018). Incivilities and delinquency in schools: An analysis of a social phenomenon. In J. A. Jaworaski (Ed.), Advances in Sociology Research (pp.193-208). New York: Nova Science Publishers.

Radliff, K.M.,Wheaton, J.E., Robinson, K., & Morris, J. (2012). Illuminating the relationship between bullying and substance use among middle and high school youth. Addictive Behavior, 37, 569–572.

Reaves, S., McMahon, S., Du_y, S, & Ruiz, L. (2018).The test of time: A meta-analytic review of the relation betweew school climate and problem behaviour. Aggression Violent Behavior, 39, 100–108.

Way, N., Reddy, R., & Rhodes, J. (2007). Students’ perceptions of school climate during the middle school years: Associations with trajectories of psychological and behavioral adjustment. American Journal of Community Psychology, 40, 194–213

Téléchargements

Publiée

2024-06-05

Comment citer

Azevedo, V., Caridade, S., Sani, A., & Nunes, L. M. (2024). Desvio, antissocialidade e medidas disciplinares em escolas TEIP e não-TEIP: Perceções dos profissionais de ensino. E- Revista De Estudos Interculturais , (12). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5790

Numéro

Rubrique

Artigos