Desvio, antissocialidade e medidas disciplinares em escolas TEIP e não-TEIP: Perceções dos profissionais de ensino

Authors

  • Vanessa Azevedo Universidade Fernando Pessoa
  • Sónia Caridade Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UM)
  • Ana Sani Universidade Fernando Pessoa
  • Laura M. Nunes Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5790

Keywords:

Anti-social behavior, disciplinary measures, incivilities, school, TEIP, Educational Territories of Priority Intervention

Abstract

School is a privileged context for the first manifestation of disruptive and antisocial behavior, but also for its control and prevention. Based on the perspective of teaching professionals, our aim is to analyze and compare students' antisocial behavior and the disciplinary measures adopted in Educational Territories of Priority Intervention (TEIP schools) and non-TEIP schools. To this end, a total of 134 school teaching professionals, aged between 33 and 64, mostly female, took part in this study. Absenteeism, incivility and other antisocial behavior appeared to be more prevalent in TEIP schools. In addition, teaching professionals working in TEIP schools rated disciplinary measures less favorably than those working in non-TEIP schools. The greater involvement of parents in the teaching-learning process was identified as a determining factor in controlling and managing these student conduct problems. The preventive implications of the study in terms of educational and social policies will be analyzed and debated.

Author Biographies

Vanessa Azevedo, Universidade Fernando Pessoa

Investigadora doutorada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
(Portugal), membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)
e do Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC) da Universidade Fernando Pessoa (Portugal).
Concluiu o seu doutoramento em Psicologia Aplicada – Unidade de Justiça e Violência da Escola de
Psicologia da Universidade do Minho em 2017 e, desde então, tem trabalhado nas questões da vitimologia, perceção de (in)segurança, experiências de vida – em especial as adversas e violentas – em diferentes, contextos, entre os quais o escolar. A autora foi investigadora no projeto LookCrim, no âmbito do qual, colaborou neste estudo. Autora de vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais, bem como colaborado com diferentes redes de investigadores no âmbito destas temáticas

Sónia Caridade, Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UM)

Doutorada em Psicologia da Justiça em 2009 pela Universidade do Minho (UM). Atualmente é Professora
Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UM). Desempenha ainda funções de
perita forense na Associação de psicologia na EPsi-UM e é membro integrado do Centro de investigação
em Psicologia. Entre 2009 e setembro de 2021 exerceu funções como Professora Auxiliar na Universidade
Fernando Pessoa (UFP), onde também foi investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime
(2012-2021). Entre 2020 e 2021 esteve como Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Estudos
de Género (CIEG) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Publicou
68 artigos em revistas especializadas. Possui 56 capítulos de livros e 11 livros. A sua principal linha de
investigação situa-se no âmbito da violência nas relações de intimidade (adultas e juvenis), vitimação,
violência doméstica e delinquência juvenil.

Ana Sani, Universidade Fernando Pessoa

Professora Associada com Habilitação na Universidade Fernando Pessoa. Habilitação em Estudos da Criança; Doutoramento em Psicologia da Justiça na Universidade do Minho (Portugal), após licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Justiça. Co-coordenadora e investigadora do Observatório Permanente da Violência e da Criminalidade. Investigador corresponsável do Projeto LookCrim. Membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho/Portugal. Membro Especialista da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Desenvolve investigação sobre a violência doméstica (crianças e mães) e a sua ligação ao apoio psicossocial (intervenção psicológica e estruturas de apoio social), à segurança (forças policiais) e ao sistema de justiça (promoção e proteção da criança e justiça criminal). Colabora na formação de técnicos de apoio à vítima, proteção de crianças e em áreas de especialização da psicologia da justiça.
Autora de vários trabalhos nacionais e internacionais

Laura M. Nunes, Universidade Fernando Pessoa

Doutorada em Ciências Humanas e Sociais, Psicologia - Delinquência em 2010 pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e a Licenciatura em Psicologia em 2005 pela Universidade Fernando Pessoa.
É Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa e coordenadora do Observatório Permanente da Violência e da Criminalidade (OPVC). É membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Criminologia na Associação Portuguesa de Criminologia. É membro integrado do Centro JusGov da Universidade do Minho, e membro associado da FP B2s da Universidade Fernando Pessoa. Publicou  artigos em revistas, capítulo(s) de livros e livro(s). Desenvolve investigação nas Ciências Sociais, em particular sobre os fenómenos da segurança; crime; violência; prevenção do crime - Crime Prevention Through Environmental Design (CPTED; policiamento e segurança urbana; relação droga-crime e vitimização de populações desviantes.

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Published

2024-06-05

How to Cite

Azevedo, V., Caridade, S., Sani, A., & Nunes, L. M. (2024). Desvio, antissocialidade e medidas disciplinares em escolas TEIP e não-TEIP: Perceções dos profissionais de ensino. E-Journal of Intercultural Studies, (12). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5790

Issue

Section

Articles