Os estudos culturais no ensino superior politécnico: Análise de uma experiência entre a investigação, o ensino e os negócios

Auteurs

  • Clara Sarmento Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO

DOI :

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5335

Mots-clés :

Estudos culturais, ensino superior, inovação, interdisciplinar, negócios, internacionalização

Résumé

Os estudos culturais construíram-se, desde o seu início, como um campo de estudo interdisciplinar, no qual a cultura é entendida num sentido amplo e dinâmico, de grande profundidade simbólica. Em sintonia com estes princípios basilares dos estudos culturais, analisaremos aqui uma experiência educativa em estudos culturais no ensino superior politécnico português, mais concretamente a forma como os estudos culturais são concetualizados e lecionados no mestrado em Estudos Interculturais para Negócios, no Instituto Politécnico do Porto. A presente reflexão percorrerá o enquadramento institucional, a organização curricular, a investigação e os métodos de ensino deste mestrado, seguindo depois pela sua abordagem específica aos estudos culturais e seu contributo para a criação de práticas empresariais conhecedoras, inclusivas e cientes da diversidade humana e cultural. Conclui-se que a ação educativa dos estudos culturais guia as práticas empresariais no desenvolvimento de um sentido estratégico integral, capaz de reconhecer recursos ignorados dentro do complexo quadro político-económico global. Este processo replica a evolução diacrónica dos estudos culturais e a sua construção de um conceito de cultura abrangente e dinâmico. Porque esses recursos incluem não só os objetos culturais – materiais e imateriais – ignorados, excluídos ou subalternizados, mas também os sujeitos culturais – humanos – também eles ignorados, excluídos ou subalternizados pelo poder. Os estudos culturais colocam em prática o “retorno dos excluídos”, numa ação que já não será prescritiva nem meramente descritiva, mas antes ativamente crítica, analítica e política, ao confrontar e desconstruir a própria subalternização.

 

Biographie de l'auteur

Clara Sarmento, Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO

Professora coordenadora com Agregação, ISCAP-P.PORTO. Diretora do Centro de Estudos Interculturais e do Mestrado em Intercultural Studies for Business, ISCAP-P.PORTO. Agregada em Estudos Culturais, Universidade de Aveiro, Doutorada em Cultura Portuguesa, Universidade do Porto. Investigadora da COST action CA18126 “Writing Urban Places. New Narratives of the European City”. COST Action Independent External Expert. Conselheira Editorial em Antropologia e Guest-Editor, Cambridge Scholars Publishing, UK. Guest-Editor, Anthropology and Ethnology Journal, Medwin Publishers. Membro fundador da Rede Nacional em Estudos Culturais e da ECREA Women’s Network. Prémio Espaço T Interculturalidade 2022 – Educação

Références

ABREU, Luís Machado de. “Leituras da Cultura Portuguesa”, Revista da Universidade de Aveiro – Letras, 12, 1995.

BASSNETT, Susan; LEFEVERE, André (eds.). Translation, History & Culture. London: Pinter, 1990.

BASSNETT, Susan; LEFEVERE, André. Constructing Cultures: Essays on Literary Translation. Clevedon: Multilingual Matters, 1998.

BHABHA, Homi. The Location of Culture. London and New York: Routledge, 1994.

BRUNER, Edward M. “Tourism in the Balinese Borderzone”. In: Displacement, Diaspora, and Geographies of Identity, eds. Smadar Lavie; Ted Swedenburg. Durham: Duke University Press, 1996.

BUTLER, Judith. “Universality in Culture”. In: For Love of Country: Debating the Limits of Patriotisms, ed. Joshua Cohen. Boston: Beacon Press, 1996.

BUTLER, Judith; LACLAU, Ernesto; ZIZEK, Slavoj. Contingency, Hegemony, Universality: Contemporary Dialogues on the Left. London and New York: Verso, 2000.

CHAPMAN, Michael. “Cultural memory in Literary History: The case of a ‘new’ South Africa”. In: Intercultural Explorations, Eugene EOYANG (ed.). Amsterdam: Rodopi, 2005.

DAVCHEVA, Leah; BYRAM, Michael; FAY, Richard. “Zones of Interculturality in Postgraduate Doctorate Supervision”. In: Politics of Interculturality, ed. Fred Dervin; Anahy Gajardo; Anne Lavanchy. Newcastle-upon-Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2011, p. 144.

DERVIN, Fred. Critical Interculturality: Lectures and Notes. Newcastle-Upon-Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2017.

DERVIN, Fred; GAJARDO, Anahy; LAVANCHY, Anne (eds.). Politics of Interculturality. Newcastle-upon-Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2011.

DUGAY, Paul et al. Doing Cultural Studies: The Story of the Sony Walkman. London: Sage/Open University, 1997.

GEERTZ, Clifford. Local Knowledge: Further Essays in Interpretive Anthropology. London: Fontana Press, 1993 [1983].

GRAMSCI, Antonio. Selections from the Prison Notebooks, trad. Quintin Hoare. London: Lawrence and Wishart, 1971.

HALL, Stuart. “Cultural Identity and Diaspora”. In: Colonial Discourse and Post-Colonial Theory, ed. Patrick Williams; Laura Chrisman. New York: Columbia University Press, 1994.

HALL, Stuart. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage/Open University, 1997.

LAVIE, Smadar; SWEDENBURG, Ted (eds.). Displacement, Diaspora, and Geographies of Identity. Durham: Duke University Press, 1996.

MACDONALD, Dwight. “A Theory of Mass Culture”. In Mass Culture: The Popular Arts in America, B. ROSENBERG e D. Manning WHITE (eds.). New York: MacMillan, 1957.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo. Para uma nova cultura política. Porto: Afrontamento, 2006.

SANTOS, Boaventura Sousa. “A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 80 (2008): 11-43.

SILVA, Augusto Santos. Tempos Cruzados: Um Estudo Interpretativo da Cultura Popular. Porto: Edições Afrontamento, 1994.

SIMON, Sherry. Gender in Translation: Cultural Identity and the Politics of Transmission. London and New York: Routledge, 1996.

STEWART, Kathleen. A Space on the Side of the Road: Cultural poetics in an “other” America. Princeton: Princeton University Press, 1996.

TSING, Anna Lowenhaupt. In the Realm of the Diamond Queen: Marginality in an Out-of-the-Way Place. Princeton: Princeton University Press, 1993.

WÄCHTER, Bernd; MAINWORM, Friedhelm. “English taught programmes in European Higher education: The state of play in 2014”, ACA Papers on International Cooperation in Education. Bonn: Lemmens Medien Gmbh, 2014.

WILLIAMS, Raymond. “Culture is Ordinary”. In Studying Culture: An Introductory Reader, A. GRAY e J. MCGUIGAN (eds.). London: Edward Arnold, 1993 [1958].

WILLIAMS, Raymond. Preface to Film. London: Film Drama Limited, 1954.

WILLIAMS, Raymond. The Long Revolution. London: Chatto and Windus, 1961.

Téléchargements

Publiée

2023-08-02

Comment citer

Sarmento, C. (2023). Os estudos culturais no ensino superior politécnico: Análise de uma experiência entre a investigação, o ensino e os negócios. E- Revista De Estudos Interculturais , (11). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5335

Numéro

Rubrique

Artigos