Construir Relações, Valorizar a Diversidade - Uma Experiência Universitária

Auteurs

  • Carlos Diogo Moreira Universidade Lusófona
  • Hélia Bracons Universidade Lusófona
  • Jacqueline Marques Universidade Lusófona
  • Cristiana Almeida Universidade Lusófona

DOI :

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5326

Mots-clés :

Diversidade, diversidade no contexto universitário, perceção da diversidade em estudantes universitários

Résumé

A sociedade portuguesa é uma sociedade diversa e é-o de forma crescente. Diversidade essa entendida como um conceito amplo: eminentemente de carácter cultural (origem étnica, crenças, orientações várias a nível valorativo e/ou comportamental), mas também biossocial (idade, género, capacidade física). A diversidade em Portugal manifesta-se designadamente no ensino superior, em virtude do gradual e significativo aumento de alunos nas universidades pertencentes a diferentes grupos e comunidades. O estudo desta realidade tem-se, porém, até à data, concentrado a um nível restritivo e descritivo, isto é, na análise da evolução de estudantes estrangeiros no país. Importa, porém, estudar como a experiência da diversidade é sentida pelos alunos universitários e se essa experiência modela a sua perceção e aceitação da diferença e qual o impacto no seu desenvolvimento pessoal e académico. Para tal, foi aplicado um questionário a 48 estudantes, numa Universidade, em Lisboa. Pôde-se apurar que os diferentes olhares dos estudantes, sobre a sua experiência de diversidade na universidade, revelam que a mesma constitui um fator positivo ao permitir o convívio e interação com a diferença.

Bibliographies de l'auteur

Carlos Diogo Moreira, Universidade Lusófona

Doutor em Ciências Sociais. Professor Catedrático da Universidade Lusófona. Desenvolve investigação sobre Identidade e Cultura

Hélia Bracons, Universidade Lusófona

Doutora em Serviço Social. Professora Associada da Universidade Lusófona. Desenvolve investigação sobre Interculturalidade e Competências Culturais

Jacqueline Marques, Universidade Lusófona

Doutora em Serviço Social. Professora Auxiliar da Universidade Lusófona. Desenvolve investigação sobre Política Social e Intervenção Social

Cristiana Almeida, Universidade Lusófona

Doutora em Serviço Social. Professora Auxiliar da Universidade Lusófona. Desenvolve investigação sobre Política Social e Intervenção Social

Références

Aguilar-Idáñez, M.J. & Buraschi, D. (2022). “Pistas para renovar a ação social antirracista”. Revista Temas Sociais, n. º2, (pp. 7-30) Retirado de:

https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/8250^

Alves, E. P. (2012). A imigração de estudantes internacionais para a União Europeia: o caso português. SEF, Serviços de Estrangeiros e Fronteira.

Alves, E. (2015). Da palavra polida: uma análise da linguagem poética de Lavoura arcaica de Raduan Nassar. [Tese de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. Retirado de:

http://hdl.handle.net/10451/38145

Bracons, H. (2019). Conhecer para intervir: competência cultural no Serviço Social. Editorial Cáritas.

Bracons, H. (2018). “Cultura, diversidade, interculturalidade e mediação: perceções dos estudantes de Serviço Social”. Revista Migrações - Número Temático Mediação Intercultural, 15, (pp. 12-27).

Carmo, H. (2005). Multiculturalidade e educação a distância: o desafio da diversidade. In Carvalho, Dulce; Vila Maior, Dionísio; Teixeira, Rui de Azevedo (orgs.). Des(a)fiando discursos: Homenagem a Maria Emília Ricardo Marques (pp. 159-177). Universidade Aberta. Retirado de: http://hdl.handle.net/10400.2/346

Dalcin, V.L. & Freire, I. (2019). Perceções de estudantes universitários portugueses acerca da mobilidade estudantil. Que contributo para o desenvolvimento da interculturalidade?. In Susana Gonçalves; José J. Costa (coords.) Diversidade no ensino superior. Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior (pp. 51-80). Cinep- Centro de inovação e estudo da pedagogia no ensino superior. Retirado de:

https://www.ipc.pt/ipc/wp-content/uploads/2021/05/Diversidade-ES-_Colecao-Estrategias-Ensino.pdf

Ferreira, P.J. (2021, 30 de novembro). Reitor da Universidade de Aveiro revela que "há ainda um mercado bastante importante" para captar alunos estrangeiros. Terra Nova. Retirado de: https://www.terranova.pt/noticia/sociedade/reitor-da-universidade-de-aveiro-revela-que-ha-ainda-um-mercado-bastante

Góis, P. & Marques, J.C. (2018). Retrato de um Portugal migrante: a evolução da emigração, da imigração e do seu estudo nos últimos 40 anos. In e-cadernos CES [Online], 29, (pp. 125-152). Retirado de: https://doi.org/10.4000/eces.3307

Lages, M. F. & Matos, A. T. (2009). “Da multiculturalidade à interculturalidade”. Povos E Culturas, (13), (pp.9-43). Retirado de: https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2009.8668

Leite, C. (2003). Para uma Escola Curricularmente Inteligente. Edições ASA

Marques, J.C.; Góis, P. & Castro, J. M. (2014). Impacto das Políticas de Reagrupamento Familiar em Portugal. In Estudos do Observatório da Imigração, 53. Alto-Comissariado para as Migrações (ACM, IP). Retirado de:

https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/177157/ESTUDO+53.pdf/966d8e07-8fea-4088-ad3f-1e2149ce6b38

McCormick, T. (1984). Multiculturalism: some principles and issues. Theory into Practice, 23(3). Retirado de: Doi:10.1080/00405848409543097

Moreira, C. D. (1996). Identidade e Diferença. Os Desafios do Pluralismo Cultural. Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Peinado, M. M. (2000). “La educación para la paz en el nuevo milénio”. Papeles, n.º 72, (pp.107-123). Retirado de:

https://www.academia.edu/2081259/La_educaci%C3%B3n_para_la_paz_en_el_nuevo_milenio

Pordata (2023a). População estrangeira com estatuto legal de residente. Retirado de:

https://www.pordata.pt/Portugal/Popula%C3%A7%C3%A3o+estrangeira+com+estatuto+legal+de+residente+total+e+por+algumas+nacionalidades-24

Pordata (2023b). População estrangeira com permanência regular em % da população residente. Retirado de:

https://www.pordata.pt/portugal/populacao+estrangeira+com+permanencia+regular+em+percentagem+da+populacao+residente+total+e+por+sexo-533

Rego, M. A. S. (coord), Balerdi, F.E., Vallejos, R. M., Sierra, J. A. J., Moledo, M. M. L. & Romá, C.R. (2006). “Contribución del discurso intercultural a una nueva Teoría de la Educación”. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40 (2), (pp.37-72). Retirado de: http://hdl.handle.net/10347/18542

Sam, D. L. (2006). Acculturation: conceptual background and corecomponnents. In David, L. S. & John, W. B. (Eds.). The Cambridge handbook of acculturation psychology (pp.11-26). Cambridge University Press.h. Retirado de:

https://doi.org/10.1017/CBO9780511489891

Santos, P. M., Antunes, S. M. G., Coutinho, E., Guedes, A. & Romano, C. (2021). Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superior. IV CIAIS, (pp. 297-312).

Seale, C. (2012). Sampling in qualitative research. In Becker, S., Bryman, A., Ferguson, H. & Swift, R. (Eds.). Understanding research for social policy and social work: Themes, methods and approaches (pp. 286-290). Bristol University Press. Retirado de: https://doi.org/10.2307/j.ctt1t892hf

Téléchargements

Publiée

2023-08-02

Comment citer

Moreira, C. D., Bracons, H., Marques, J., & Almeida, C. (2023). Construir Relações, Valorizar a Diversidade - Uma Experiência Universitária. E- Revista De Estudos Interculturais , (11). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5326

Numéro

Rubrique

Artigos