Construir Relações, Valorizar a Diversidade - Uma Experiência Universitária
DOI :
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5326Mots-clés :
Diversidade, diversidade no contexto universitário, perceção da diversidade em estudantes universitáriosRésumé
A sociedade portuguesa é uma sociedade diversa e é-o de forma crescente. Diversidade essa entendida como um conceito amplo: eminentemente de carácter cultural (origem étnica, crenças, orientações várias a nível valorativo e/ou comportamental), mas também biossocial (idade, género, capacidade física). A diversidade em Portugal manifesta-se designadamente no ensino superior, em virtude do gradual e significativo aumento de alunos nas universidades pertencentes a diferentes grupos e comunidades. O estudo desta realidade tem-se, porém, até à data, concentrado a um nível restritivo e descritivo, isto é, na análise da evolução de estudantes estrangeiros no país. Importa, porém, estudar como a experiência da diversidade é sentida pelos alunos universitários e se essa experiência modela a sua perceção e aceitação da diferença e qual o impacto no seu desenvolvimento pessoal e académico. Para tal, foi aplicado um questionário a 48 estudantes, numa Universidade, em Lisboa. Pôde-se apurar que os diferentes olhares dos estudantes, sobre a sua experiência de diversidade na universidade, revelam que a mesma constitui um fator positivo ao permitir o convívio e interação com a diferença.
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