Uma reflexão sobre bem-estar nas organizações e diversidade cultural

Autores

  • Eduarda Camacho
  • Soraia Garcês Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4766

Palavras-chave:

bem-estar, organizações, diversidade cultural, ambiente saudável, qualidade de vida

Resumo

As organizações são locais de trabalho no qual o cuidado pelo bem-estar, não só físico, mas também psicológico, deve ser uma prioridade, particularmente dadas as mudanças que o mundo atualmente vive. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de bem-estar, particularmente sobre o que significa bem-estar nas organizações e como a diversidade cultural pode ser um elemento que potencia não só o bem-estar, mas também a criatividade, a inovação e a produtividade. Assim sendo, a diversidade cultural no local de trabalho é um reflexo de um mundo e de um mercado de trabalho em mudança e traz consigo muitas vantagens, como níveis mais elevados de criatividade e inovação, assim como maior habilidade na resolução de
problemas, e capacidade de adaptação à mudança, exibindo maior flexibilidade organizacional, uma vez que a diversidade individual contribui para benefícios coletivos.

Biografias Autor

Eduarda Camacho

É estudante no 3.º ano de Licenciatura em Psicologia na Universidade da Madeira. Após terminar a licenciatura pretende ingressar no Mestrado em Psicologia da Educação na Universidade da Madeira. Realizou Estágio de Verão no Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, tendo colaborando em projetos relacionados com a Psicologia, Turismo e Bem-Estar.

Soraia Garcês , Universidade da Madeira

É Professora Auxiliar na Universidade da Madeira, no Departamento de Psicologia. É membro do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais desta mesma instituição e é também membro integrado do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar –CinTurs, da da Universidade do Algarve. Doutorada em Psicologia, Especialidade Psicologia da Educação, Mestre em Psicologia da Educação e licenciada em Psicologia. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tem como temas de investigação a Psicologia (Positiva), a Educação, a Criatividade, o Bem-Estar, o Turismo e a Avaliação Psicológica. Foi bolseira de pós-doutoramento da ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento de Investigação, Tecnologia e Inovação) na área científica da Psicologia e exerceu funções como Técnica Superior em Psicologia nos Centro de Recursos Educativos Especializados da Ribeira Brava, Ponta de Sol e S. Vicente, na ilha da Madeira.

 

Downloads

Publicado

2022-07:-01

Como Citar

Camacho, E. ., & Garcês , S. . (2022). Uma reflexão sobre bem-estar nas organizações e diversidade cultural. E- Revista De Estudos Interculturais, (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4766

Edição

Secção

Artigos