Educação Artística Infantojuvenil e Imagens Multiculturais: Transversalidades e Interconectividades Artísticas e Educativas

Autores

  • Maria Assunção Pestana
  • Estela Pinto Ribeiro Lamas

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4746

Palavras-chave:

Educação artística, imagens multiculturais, interconectividades, transversalidades

Resumo

Dando continuidade a outros estudos, tanto da nossa autoria como de outros(as) investigadores(as), pretendemos com este artigo refletir sobre a importância das imagens multiculturais, questionando os contributos do uso das técnicas de desenho bidimensionais e tridimensionais – manuais ou digitais. Procuramos entender de que forma essas técnicas trazem
enriquecimento à educação artística das crianças e dos jovens, numa perspetiva integrada e holística, através da implementação de novos projetos, com recurso aos media, pela promoção de atividades com enfoque no processo criativo, nas habilidades específicas de cada criança e/ou jovem envolvida(o) e pelo uso dos medias como complemento ou substituto do desenho à mão livre. Na atualidade, a dimensão digital integrada na educação não só propicia a transversalidade como abre oportunidades de interconectividades artísticas que contemplam a realidade e permitem uma abrangência que leva a potenciar a multiculturalidade. Reconhecer e aceitar outras culturas enriquece o ser humano, já que implica uma ecologia humana, local e global que, sem dúvida, contribui para uma cidadania ampla, consistente e consciente, necessária à formação do ser humano. Há, pois, que investigar para potenciar o processo de ensino-aprendizagem, pelas transversalidades encontradas/criadas bem como pelas interconectividades artísticas construídas. Procuramos interconectar diferentes transferências de conteúdos artísticos, em diferentes comunidades educativas e civis.

Biografias Autor

Maria Assunção Pestana

Bacharel em Cine-Vídeo na Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore, Porto, 1986; Licenciada em Arte Arqueologia e Restauro, pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, 1990 (D.E.S.E.); Mestre em História Ibero-Americana pela Universidade Portucalense, Porto, 1996. Doutorada em Didáctica e
Organización Educativa – Investigación e Innovación, pelo Departamento de Didáctica y Organización Escolar, da Faculdade das Ciências da Educação, Universidade de Santiago de Compostela, título reconhecido pela Universidade do Porto, 2011, sendo a Tese: Educação Artística - da prática artística à prática docente, as Pastas e os Blogues como dispositivos pedagógico-didáticos. Professora aposentada do Instituto Piaget e da ESPAP. É investigadora em Educação Artística e colaboradora externa do Centro de Estudos do CIEC, Universidade do Minho. Artista visual e plástica presente, desde a década de sessenta do século XX, em diferentes exposições e coleções de arte; Tem estado presente em diferentes exposições (individuais e coletivas) – bienais de arte contemporânea, museus, galerias e coleções (Portugal e estrangeiro). Possui a Menção Honrosa de Performance – Bienal Vila Nova de Cerveira (1985) e o 1º Prémio de Vídeo Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (1986).

Estela Pinto Ribeiro Lamas

Professora catedrática aposentada, com agregação em Didática da Literatura, Doutora em Ciências da Educação (Didática das Língua e Literatura Maternas), Mestre e Licenciada em Línguas e Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas (Portugal e França), Bachelor/Master (South Africa). Colabora com várias instituições em Portugal, com parcerias internacionais. Juntamente com Lourdes Montero da Universidade de Santiago de Compostela coordenou o programa de Doutoramento Perspetivas Didáticas em Áreas Curriculares (2000-2012). Publica na área da Crítica literária, de Didática do Português, da Formação de Professores. Como Reitora da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (2001-2007), em protocolo, promoveu o curso de Mestrado Ensino do Português (Universidade do  Minho), cursos de Doutoramento Desenvolvimento Psicológico e Intervenção Social (Universidade de Valência) e Educação e Desenvolvimento Humano (Universidade de Santiago de Compostela). De 2012 a 2018, integrou a Comissão Instaladora da Universidade Metodista de Moçambique (UMUM), onde coordena o Mestrado em Pedagogia e Didática desde 2018. Está ligada a Centros de Investigação –Centro de Estudos Interculturais, no qual integra a Comissão Científica de Aconselhamento (CEI-ISCAP, Instituto Politécnico do Porto; Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP).

Downloads

Publicado

2022-07:-01

Como Citar

Pestana, M. A. ., & Lamas, E. P. R. . (2022). Educação Artística Infantojuvenil e Imagens Multiculturais: Transversalidades e Interconectividades Artísticas e Educativas. E- Revista De Estudos Interculturais, (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4746

Edição

Secção

Artigos