Educação Artística Infantojuvenil e Imagens Multiculturais: Transversalidades e Interconectividades Artísticas e Educativas

Authors

  • Maria Assunção Pestana
  • Estela Pinto Ribeiro Lamas

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4746

Keywords:

Arts education, interconnectivities, multicultural images,, transversalities, multicultural images

Abstract

Continuing with other studies, both by us and by other researchers, we intend
with this article to reflect on the importance of multicultural images, questioning the
contributions of the use of two and three-dimensional drawing techniques – manual or digital.
We pretend to understand how these techniques enrich children and young people arts education
in an integrated and holistic perspective through the implementation of new projects through
media promoting activities focused on the creative process on each child or young people
specific skills involved and the use of media as a complement or substitute for freehand
drawing. Nowadays the digital dimension integrated in education not only provides
transversality but also opens opportunities for artistic interconnectivities that contemplate
reality and allow a scope that leads to the enhancement of multiculturalism. Recognizing and
accepting other cultures enriches the human being since it implies a human local and global
ecology that undoubtedly contributes to a broad consistent and conscious citizenship, necessary
for the human being formation. Therefore, investigation enhances the teaching-learning process by the transversalities found/created as well as by the constructed artistic interconnectivities.
Our research seeks to interconnect different transfers of artistic content in different educational
and civic communities

Author Biographies

Maria Assunção Pestana

Bacharel em Cine-Vídeo na Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore, Porto, 1986; Licenciada em Arte Arqueologia e Restauro, pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, 1990 (D.E.S.E.); Mestre em História Ibero-Americana pela Universidade Portucalense, Porto, 1996. Doutorada em Didáctica e
Organización Educativa – Investigación e Innovación, pelo Departamento de Didáctica y Organización Escolar, da Faculdade das Ciências da Educação, Universidade de Santiago de Compostela, título reconhecido pela Universidade do Porto, 2011, sendo a Tese: Educação Artística - da prática artística à prática docente, as Pastas e os Blogues como dispositivos pedagógico-didáticos. Professora aposentada do Instituto Piaget e da ESPAP. É investigadora em Educação Artística e colaboradora externa do Centro de Estudos do CIEC, Universidade do Minho. Artista visual e plástica presente, desde a década de sessenta do século XX, em diferentes exposições e coleções de arte; Tem estado presente em diferentes exposições (individuais e coletivas) – bienais de arte contemporânea, museus, galerias e coleções (Portugal e estrangeiro). Possui a Menção Honrosa de Performance – Bienal Vila Nova de Cerveira (1985) e o 1º Prémio de Vídeo Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (1986).

Estela Pinto Ribeiro Lamas

Professora catedrática aposentada, com agregação em Didática da Literatura, Doutora em Ciências da Educação (Didática das Língua e Literatura Maternas), Mestre e Licenciada em Línguas e Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas (Portugal e França), Bachelor/Master (South Africa). Colabora com várias instituições em Portugal, com parcerias internacionais. Juntamente com Lourdes Montero da Universidade de Santiago de Compostela coordenou o programa de Doutoramento Perspetivas Didáticas em Áreas Curriculares (2000-2012). Publica na área da Crítica literária, de Didática do Português, da Formação de Professores. Como Reitora da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (2001-2007), em protocolo, promoveu o curso de Mestrado Ensino do Português (Universidade do  Minho), cursos de Doutoramento Desenvolvimento Psicológico e Intervenção Social (Universidade de Valência) e Educação e Desenvolvimento Humano (Universidade de Santiago de Compostela). De 2012 a 2018, integrou a Comissão Instaladora da Universidade Metodista de Moçambique (UMUM), onde coordena o Mestrado em Pedagogia e Didática desde 2018. Está ligada a Centros de Investigação –Centro de Estudos Interculturais, no qual integra a Comissão Científica de Aconselhamento (CEI-ISCAP, Instituto Politécnico do Porto; Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP).

Published

2022-07-01

How to Cite

Pestana, M. A. ., & Lamas, E. P. R. . (2022). Educação Artística Infantojuvenil e Imagens Multiculturais: Transversalidades e Interconectividades Artísticas e Educativas. E-Journal of Intercultural Studies, (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4746

Issue

Section

Articles