Música, Linguagem e Discurso: O Ensino da Língua-Cultura Inglesa em Uma Escola Pública de Cametá/PA – Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4745

Palavras-chave:

Discurso, Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa

Resumo

Neste estudo, tivemos como objetivo pesquisar sobre a música como uma prática de linguagem discursiva nas aulas de Língua-Cultura Inglesa (LCI), numa escola pública de Cametá/PA, com a finalidade de interpretar o uso dessa materialidade discursiva como instrumento de prática de ensino nas aulas de Língua-Cultura Inglesa (LCI) pelos professores da zona urbana de Cametá-
PA no Ensino Médio. Para desenvolvê-lo, realizamos uma pesquisa etnográfica, uma pesquisa de campo do tipo qualitativa na Escola Estadual do Ensino Médio Profa. Osvaldina Muniz, que por conta da pandemia de COVID 19, teve como recurso aparelhos tecnológicos, para que, de forma remota, fossem realizadas as entrevistas / questionários com os alunos e com o professor de Língua Inglesa (LI). Metodologicamente, além das narrativas orais, escritas, o corpus de análise também foi composto de documentos oficiais da legislação educacional brasileira, como por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Teoricamente, fizemos uso dos dispositivos teórico-metodológicos da Pedagogia Freiriana e da Análise de Discurso Francesa.
Ao serem interpretados, os dados da pesquisa e os discursos neles significados, observamos que, na maioria das turmas, a Língua Inglesa (LI) é desenvolvida de forma tradicional, decorada e sem motivação, e a música como prática de linguagem aparece como uma proposta didática, funcionando como um complemento extra.

Biografias Autor

Rosiely Cruz e Cruz

Graduada da Universidade Federal do Pará/Campus Cametá
Faculdade de Linguagem: Letras Língua Inglesa.
Membro do Grupo de Pesquisa Estudos do Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL)
(CNPq/UFPA)

Andrea Silva Domingues

PNPD do Programa de Pós-graduação em História Global da Universidade Federal de Santa Catarina.
Dra em História Social pela PUC/SP.
Pós- doutora em Ciências da Linguagem/ Análise de Discurso pelo LABEURB – UNICAMP Líder do Grupo de Pesquisa Discurso Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) (CNPq/UFPA).
Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa da UFPA: História, Educação e Linguagem na Região Amazônica (HELRA), Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (QUIMOHRENA) - (CNPq/UFPA).
Coordenadora voluntária do Projeto Arbocontrol Rede Norte Pará – Cametá
Pesquisadora da Rede Procad Amazônia
http://lattes.cnpq.br/2400924000241808

Lucas Rodrigues Lopes

Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP.
Professor da Faculdade de Letras – Língua Inglesa e do Mestrado Acadêmico no Programa de Pós- Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, na Universidade Federal do Pará (UFPA) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos do Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) e Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de professores de Inglês - TEMPO (CNPq/UFPA).
http://lattes.cnpq.br/8141687357119122

Downloads

Publicado

2022-07:-01

Como Citar

Cruz, R. C. e ., Domingues, A. S. ., & Lopes, L. R. . (2022). Música, Linguagem e Discurso: O Ensino da Língua-Cultura Inglesa em Uma Escola Pública de Cametá/PA – Brasil. E- Revista De Estudos Interculturais, (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4745

Edição

Secção

Artigos