Programa de Intervenção de Carreira - Relatos e Vivências Comunitárias em Moçambique
DOI :
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4742Mots-clés :
Maturidade vocacional, Atitudes comunitárias, Programa de intervenção, Orientação de carreiraRésumé
No presente artigo são apresentados os resultados dum Programa de Intervenção, para o desenvolvimento da Maturidade Vocacional e Promoção de Atitudes Comunitárias nos Jovens e Adolescentes duma Localidade, no sul de Moçambique, com o objectivo de analisar as representações sobre os estudos e os fatores que influenciam as escolhas e atitudes. Para além de 35 individualidades influentes, que participaram da reunião de socialização e da entrevista colectiva (focus group), contámos no estudo com 47 jovens e adolescentes de ambos os sexos, sendo 31 do grupo experimental e 16 do de controlo. Foram administrados os Inventários de Desenvolvimento Vocacional (CDI – Career Development Inventory) e os de Exploração Autodirigida (SDS – Self Directed Search), bem como o Questionário Pós-Intervenção. Durante a implementação do programa, os jovens e adolescentes participaram da entrevista colectiva, interagiram com vários profissionais e individualidades influentes das/nas suas comunidades e preencheram fichas de trabalho. Os resultados do CDI, do SDS e a análise do conteúdo constituíram a base para a captação das nuances e dos efeitos do programa. Os dados evidenciaram que as representações dos pais, dos encarregados de educação e de outros familiares constituem-se como elementos importantes para as atitudes dos filhos, dos educandos e de outros jovens e adolescentes, face às escolhas, aos estudos e à visão do futuro. Constatámos que os programas de intervenção de carreira promovem a exploração planeada nos sujeitos e clarificam os elementos importantes na resolução das tarefas vocacionais, nomeadamente, o conhecimento de si e a necessidade de obtenção de informações sobre os estudos, os cursos e as profissões.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.