Avaliação de Habilidades Sociais em Adolescentes e Adultos: Revisão Sistemática da Literatura
DOI :
https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4001Mots-clés :
Habilidades Sociais, Avaliação, IHSRésumé
A avaliação, nomeadamente a das habilidades sociais,permite o planeamento de uma intervenção mais ajustada às necessidades apresentadas pelo indivíduo. Objetivo: Apresentar uma revisão sistemática de estudos que relatem a avaliação de habilidades sociais. Método: A pesquisa foi efetuada no Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal–RCAAP, entre os anos de 2008 a Junho/2016. Resultados: Numa primeira fase foram obtidos 79 artigos, dos quais, após várias etapas, foram selecionados 21 para leitura na íntegra e análise.Os resultados obtidos na presente revisão sistemática indicam que o IHS é o instrumento mais utilizado na avaliação das habilidades sociais, que tem vindo a ser realizada em diferentes contextos, no âmbito de estudos com objetivos e variáveis bastante diversos e amostras diversificadas. Conclusões: A avaliação e treino de habilidades sociais, sendo uma área rica e que suscita o interesse de investigadores e clínicos, deveriam contar, em Portugal, com uma versão do IHS para permitir uma melhor comparação dos resultados obtidos nos diferentes estudos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.