O Perfil Geracional dos Alunos de Hoje – Repto à Emergência de Novas Teorias Educativas

Auteurs

  • Nelma Patela Professora de Português do Ensino Básico e Secundário

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3961

Mots-clés :

Perfis Geracionais (Babyboomer, X, Y, Z e Alpha), Conetivismo, BLearning

Résumé

O presente artigo pretende apresentar uma breve descrição dos perfis das diversas gerações, desde o início do século XX, a saber: Babyboomers, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha. A nossa pesquisa tem por objectivo tentar compreender o público com o qual nos fomos, vamos e iremos confrontando, enquanto docente. Antes de atentarmos em cada um, parece-nos pertinente tentar compreender os traços comuns mais relevantes do público com quem desenvolvemos a nossa praxis. Na procura de uma resposta possível para os problemas decorrentes da massificação do ensino, o conhecimento dos principais traços das gerações mais recentes conduz-nos, então, à busca de teorias educativas que permitam ir ao encontro dos perfis e dos estilos de aprendizagem genéricos dos alunos da actualidade. É neste contexto que destacamos duas teorias com as quais nos identificamos: o Conectivismo e o B-Learning.

Biographie de l'auteur

Nelma Patela, Professora de Português do Ensino Básico e Secundário

Doutorada pela USC

Téléchargements

Publiée

2021-06-16

Comment citer

Patela, N. . (2021). O Perfil Geracional dos Alunos de Hoje – Repto à Emergência de Novas Teorias Educativas. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3961

Numéro

Rubrique

Artigos