Mediação Escolar – Um Projecto De Intervenção Na UMUM Natureza, Função e Actores Implicados

Auteurs

  • Magali Freire Veríssimo Universidade Metodista Unida de Moçambique

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3957

Mots-clés :

Mediação, Atores Intervenientes, Projeto, Aprendizagem, Sucesso

Résumé

Com esta comunicação, pretende-se refletir sobre a especificidade da mediação académica, assente na dialética teoria/prática, identificar os atores implicados, questionar a função que lhe cabe assumir, no sentido de desenvolver opções de conduta, de considerar alternativas com vista à promoção de um relacionamento positivo e de um acordo consensual. Foca-se a pertinência de implementar uma dinâmica de cariz voluntário e colaborativo, não recorrendo à força enfatizando, todavia, a imprescindibilidade do envolvimento de todas as partes envolvidas. Questiona-se, pois, como encarar a mediação, isto é, se a considerar um método, se um processo ou, antes, um complemento – método/processo –, resultante da interação das normativas com situações concretas e inesperadas que obrigam a agir em função do que vai emergindo, adequando regras e princípios, oferecendo oportunidades de resolução alternativa dos conflitos. A par da intenção que orienta o projeto, como reflexão conclusiva, impõe-se prospectivar a programação de acções a implementar a fim de responder às necessidades que forem sendo detectadas e ao aproveitamento das potencialidades que se forem identificando.

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Publiée

2021-06-16

Comment citer

Veríssimo, M. F. . (2021). Mediação Escolar – Um Projecto De Intervenção Na UMUM Natureza, Função e Actores Implicados. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3957

Numéro

Rubrique

Artigos