Camões – Instituto da Cooperação e da Língua [Camões, IP] Português Língua de Herança [PLH] – Língua e Identidade

Auteurs

  • Fátima Silva Instituto Camões

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3951

Mots-clés :

Língua Portuguesa, Identidade, EPE Na Alemanha, Ensino e Aprendizagem

Résumé

Neste artigo, abordamos, num primeiro momento, a relação entre língua e identidade, tendo em mente que um dos objetivos principais do EPE [Ensino Português no Estrangeiro] é reforçar o vínculo afetivo dos alunos com as suas raízes. O trabalho que aqui apresentamos visa, precisamente, contribuir para a valorização desse elo afetivo dos alunos do EPE na Alemanha, com a LP [Língua Portuguesa] e com uma parte integrante da sua identidade. Num segundo momento, tendo em conta a heterogeneidade dos nossos alunos, dos seus perfis linguísticos e culturais, identificamos que estatuto assume a LP para estes alunos, elucidando sobre as dimensões pedagógicas adotadas ou a adotar no processo de E/A [Ensino e aprendizagem] do EPE. Destacamos, assim, o conceito de Português Língua de Herança [PLH], estatuto que o português assume para os alunos do EPE na Alemanha, percecionado como a língua minoritária, usada pelos filhos dos emigrantes das segundas e terceiras gerações, em contexto restrito, no seio familiar, com a família e, de uma forma menos frequente, com os amigos portugueses.

Biographie de l'auteur

Fátima Silva, Instituto Camões

Professora do Ensino Português no Estrangeiro, doutorada em Ciências da Educação

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Publiée

2021-06-16

Comment citer

Fátima Silva. (2021). Camões – Instituto da Cooperação e da Língua [Camões, IP] Português Língua de Herança [PLH] – Língua e Identidade. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3951

Numéro

Rubrique

Artigos