Lésbicas, bissexuais, cis, professoras: notas sobre cotidianos escolares

Auteurs

  • Ariane Celestino Meireles Universidade do Porto
  • Lucimary Hoffman Universidade de Lausanne
  • Marcelo dos Santos Mamed Universidade de Lausanne

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3942

Mots-clés :

Diversidade Sexual, Visibilidade Lésbica, Educação Sexual, Cotidiano Escolar, Lesbofobia

Résumé

Trata-se de diálogos entre ativistas-investigador.a.s4 das questões de gênero e sexualidades com professoras lésbicas e bissexuais da educação pública de Vitória, Espírito Santo, Brasil sobre temas relacionados à diversidade sexual na escola. Apresenta relatos de professoras cisgênero sobre dificuldades em lidar com a diversidade sexual na escola. Relata as impressões das professoras sobre o tema, com foco nas implicações do pertencimento a determinadas categorias sexuais e de gênero no desempenho pedagógico. Informa que o ambiente escolar está permeado por preconceitos, em que a lesbo-homo-trans e bifobia fazem parte dos discursos heteronormativos e que obriga as professoras lésbicas e bissexuais a uma ocultação da sua orientação sexual como espécie de blindagem para garantir o respeito profissional.

Bibliographies de l'auteur

Ariane Celestino Meireles, Universidade do Porto

Doutoranda em Ciências da Educação (Universidade do Porto); Mestra em Política Social (UFES); professora da rede municipal de ensino de Vitória; ativista do movimento de mulheres negras e da Santa Sapataria –lésbicas e bissexuais do Espírito Santo. 

Lucimary Hoffman, Universidade de Lausanne

Doutoranda em Ciências da Educação e Mestra em Ciências da Educação(Universidade de Lausanne); pedagoga; professora; ativista nos movimentos sociais de igualdade racial e de gênero.

Marcelo dos Santos Mamed, Universidade de Lausanne

Doutorando em Psicologia e Mestre em Psicologia; Linguista(Universidade de Lausanne);

Téléchargements

Publiée

2021-06-16

Comment citer

Meireles, A. C. ., Hoffman, L. ., & Mamed, M. dos S. (2021). Lésbicas, bissexuais, cis, professoras: notas sobre cotidianos escolares. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3942

Numéro

Rubrique

Artigos