Educação Artística Infantojuvenil e Imagens Multiculturais: Transversalidades e Interconectividades Artísticas e Educativas
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4746Palavras-chave:
Educação artística, imagens multiculturais, interconectividades, transversalidadesResumo
Dando continuidade a outros estudos, tanto da nossa autoria como de outros(as) investigadores(as), pretendemos com este artigo refletir sobre a importância das imagens multiculturais, questionando os contributos do uso das técnicas de desenho bidimensionais e tridimensionais – manuais ou digitais. Procuramos entender de que forma essas técnicas trazem
enriquecimento à educação artística das crianças e dos jovens, numa perspetiva integrada e holística, através da implementação de novos projetos, com recurso aos media, pela promoção de atividades com enfoque no processo criativo, nas habilidades específicas de cada criança e/ou jovem envolvida(o) e pelo uso dos medias como complemento ou substituto do desenho à mão livre. Na atualidade, a dimensão digital integrada na educação não só propicia a transversalidade como abre oportunidades de interconectividades artísticas que contemplam a realidade e permitem uma abrangência que leva a potenciar a multiculturalidade. Reconhecer e aceitar outras culturas enriquece o ser humano, já que implica uma ecologia humana, local e global que, sem dúvida, contribui para uma cidadania ampla, consistente e consciente, necessária à formação do ser humano. Há, pois, que investigar para potenciar o processo de ensino-aprendizagem, pelas transversalidades encontradas/criadas bem como pelas interconectividades artísticas construídas. Procuramos interconectar diferentes transferências de conteúdos artísticos, em diferentes comunidades educativas e civis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.