Música, Linguagem e Discurso: O Ensino da Língua-Cultura Inglesa em Uma Escola Pública de Cametá/PA – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4745Palavras-chave:
Discurso, Ensino-aprendizagem, Língua InglesaResumo
Neste estudo, tivemos como objetivo pesquisar sobre a música como uma prática de linguagem discursiva nas aulas de Língua-Cultura Inglesa (LCI), numa escola pública de Cametá/PA, com a finalidade de interpretar o uso dessa materialidade discursiva como instrumento de prática de ensino nas aulas de Língua-Cultura Inglesa (LCI) pelos professores da zona urbana de Cametá-
PA no Ensino Médio. Para desenvolvê-lo, realizamos uma pesquisa etnográfica, uma pesquisa de campo do tipo qualitativa na Escola Estadual do Ensino Médio Profa. Osvaldina Muniz, que por conta da pandemia de COVID 19, teve como recurso aparelhos tecnológicos, para que, de forma remota, fossem realizadas as entrevistas / questionários com os alunos e com o professor de Língua Inglesa (LI). Metodologicamente, além das narrativas orais, escritas, o corpus de análise também foi composto de documentos oficiais da legislação educacional brasileira, como por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Teoricamente, fizemos uso dos dispositivos teórico-metodológicos da Pedagogia Freiriana e da Análise de Discurso Francesa.
Ao serem interpretados, os dados da pesquisa e os discursos neles significados, observamos que, na maioria das turmas, a Língua Inglesa (LI) é desenvolvida de forma tradicional, decorada e sem motivação, e a música como prática de linguagem aparece como uma proposta didática, funcionando como um complemento extra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.