Avaliação de Habilidades Sociais em Adolescentes e Adultos: Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4001Palavras-chave:
Habilidades Sociais, Avaliação, IHSResumo
A avaliação, nomeadamente a das habilidades sociais,permite o planeamento de uma intervenção mais ajustada às necessidades apresentadas pelo indivíduo. Objetivo: Apresentar uma revisão sistemática de estudos que relatem a avaliação de habilidades sociais. Método: A pesquisa foi efetuada no Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal–RCAAP, entre os anos de 2008 a Junho/2016. Resultados: Numa primeira fase foram obtidos 79 artigos, dos quais, após várias etapas, foram selecionados 21 para leitura na íntegra e análise.Os resultados obtidos na presente revisão sistemática indicam que o IHS é o instrumento mais utilizado na avaliação das habilidades sociais, que tem vindo a ser realizada em diferentes contextos, no âmbito de estudos com objetivos e variáveis bastante diversos e amostras diversificadas. Conclusões: A avaliação e treino de habilidades sociais, sendo uma área rica e que suscita o interesse de investigadores e clínicos, deveriam contar, em Portugal, com uma versão do IHS para permitir uma melhor comparação dos resultados obtidos nos diferentes estudos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.