Avaliação de Habilidades Sociais em Adolescentes e Adultos: Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Carla Bernardett Santos FCHS –UFP
  • Ana Carina Peixoto FCHS –UFP
  • RuteF. Meneses CTEC / HE -UFP

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4001

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Avaliação, IHS

Resumo

A avaliação, nomeadamente a das habilidades sociais,permite o planeamento de uma intervenção mais ajustada às necessidades apresentadas pelo indivíduo. Objetivo: Apresentar uma revisão sistemática de estudos que relatem a avaliação de habilidades sociais. Método: A pesquisa foi efetuada no Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal–RCAAP, entre os anos de 2008 a Junho/2016. Resultados: Numa primeira fase foram obtidos 79 artigos, dos quais, após várias etapas, foram selecionados 21 para leitura na íntegra e análise.Os resultados obtidos na presente revisão sistemática indicam que o IHS é o  instrumento mais utilizado na avaliação das habilidades sociais, que tem vindo a ser realizada em diferentes contextos, no âmbito de estudos com objetivos e variáveis bastante diversos e amostras diversificadas. Conclusões: A avaliação e treino de habilidades sociais, sendo uma área rica e que suscita o interesse de investigadores e clínicos, deveriam contar, em Portugal, com uma versão do IHS para permitir uma melhor comparação dos resultados obtidos nos diferentes estudos.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Santos, C. B. ., Peixoto, A. C. ., & Meneses, R. . (2021). Avaliação de Habilidades Sociais em Adolescentes e Adultos: Revisão Sistemática da Literatura. E- Revista De Estudos Interculturais , (5). https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4001

Edição

Secção

Artigos