BLANCANIEVES: DA MENINA QUE QUIS SER TOUREIRA, A ABERRAÇÃO CIRCENSE
DOI :
https://doi.org/10.34630/polissema.vi19.3645Mots-clés :
adaptação cinematográfica, Blancanieves, Branca de Neve, Irmãos Grimm, Pablo Berger, parâmetros diegéticos e extradiegéticosRésumé
Neste artigo, teço uma análise comparativa entre o conto “Branca de Neve”, dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, e o filme Blancanieves (2012), do realizador Pablo Berger. Para tal, recorro à análise de parâmetros diegéticos (história, personagens, tempo e espaço) e extradiegéticos (estilo, género, tema e mensagem), tendo em conta as especificidades inerentes aos meios literário e cinematográfico, as relações estabelecidas entre ambos, e as parecenças e dissemelhanças no contexto da transposição intersemiótica.
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Publiée
2019-12-31
Comment citer
Santos, A. M. (2019). BLANCANIEVES: DA MENINA QUE QUIS SER TOUREIRA, A ABERRAÇÃO CIRCENSE. POLISSEMA, 1(19), 95–113. https://doi.org/10.34630/polissema.vi19.3645
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