TIPOS DE ERROS NA ESCRITA DE FORMATOS SILÁBICOS
DOI:
https://doi.org/10.34630/polissema.vi19.3636Palabras clave:
Tipos de erros. Complexidade silábica. Crianças moçambicanas. Ensino Básico. L1 (Língua materna). L2 (Língua segunda).Resumen
Estudos já disponíveis demonstram dificuldades ortográficas em população de variados níveis de ensino, do básico ao universitário, e em diferentes variedades do Português (cf. Santos 2013; Veloso 2003, para Português europeu; Abaurre 2001; Miranda & Matzenauer 2010, para o Português do Brasil; Gonçalves & Vicente 2010, para o Português de Moçambique, entre outros). O presente estudo teve como objectivo descrever os tipos de erros na escrita de diferentes formatos silábicos (CV, V, CCV, CVC) por crianças moçambicanas do Ensino Básico (2ª, 3ª e 5ª classes), falantes do Português como L2 (língua segunda), cuja L1 (língua materna) é o Changana. Os dados foram recolhidos com base num ditado de imagens, com o qual as crianças foram solicitadas a escrever o nome de cada uma das imagens incluídas no ditado (cf. Santos 2013; Veloso 2003). As palavras testadas incluíam sílabas de diferentes formatos: V (asa), CV (faca), CCV (prato, blusa) e CVC (porta, balde, pasta). A análise dos dados recolhidos permitiu notar que, nos Ataques não ramificados, simples e vazio, os erros são raros. Na escrita do Ataque CR, o apagamento de C2 é o tipo de erro mais frequente. Porém, na escrita do Ataque CL, há um equilíbrio entre o apagamento de C2 e a epêntese de vogal. Na escrita dos três tipos de Codas (S, R e L), o apagamento da Coda é o tipo de erro mais frequente. Estes resultados estão, de uma forma geral, de acordo com a tendência atestada em estudos anteriores sobre a escrita em Português como língua materna (cf. Silva 2015; Veloso 2003). A vogal epentética por excelência na escrita das crianças moçambicanas avaliadas é <i>. No entanto, no Ensino Básico português, a vogal epentética por excelência na grafia de formatos silábicos ramificados é <e> (cf. Lourenço-Gomes, Rodrigues & Alves 2016; Santos 2013; Veloso 2003).
Palavras-chave: Tipos de erros. Complexidade silábica. Crianças moçambicanas. Ensino Básico. L1 (Língua materna). L2 (Língua segunda).
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