REPRESENTATIONS OF TRADITIONAL HEALTH CARE DISCOURSE ON SOCIAL MEDIA IN MOROCCO: DR MOHAMED FAID’S DISCOURSE AS A CASE STUDY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.v1i22.4884

Palavras-chave:

Palavras-chave: Medicina tradicional, redes sociais, cuidados médicos, Marrocos, pandemia de covid-19.

Resumo

Este artigo examina representações do discurso da medicina tradicional propagados nas redes sociais por uma nutricionista chamada “Dr Mohamed Faid” e outros influenciadores sociais em Marrocos. O surgimento e a popularidade dos discursos sobre as medicinas tradicionais nas redes sociais durante a pandemia desafiaram o discurso criado pelo poder soberano em Marrocos e conseguiram grande notoriedade junto dos seguidores das redes sociais.

Este estudo visa desvendar as regras de produção e distribuição desse discurso online durante a pandemia de Covid-19 em Marrocos. A recolha e análise de dados assentam numa abordagem qualitativa que consiste na teoria fundamentada e análise crítica do discurso multimodal. Os dados foram recolhidos das redes sociais com base no estrutura alveolar (honeycomb model) e no modelo de três camadas na análise de dados. Os dados recolhidos foram analisados seguindo um processo de análise comparativa para codificação e desenvolvimento de categorias. Deste modo, a análise crítica do discurso multimodal foi utilizada para refletir sobre as escolhas semióticas, tanto lexicais como visuais, dos discursos analisados. Os resultados do estudo revelam que o discurso sobre os cuidados tradicionais de saúde se baseia em grande parte nas crenças religiosas da comunidade muçulmana e na cultura popular e que este discurso tanto se pode opor ao discurso científico como pode ser por vezes complementar. Esse discurso é culturalmente conservador e pode ser facilmente incitado por teorias da conspiração em tempos de incerteza, medo e crise.

Biografia Autor

Oussama Raqui, Chouaib Doukkali University

0000-0002-4887-575X

Referências

Chun Tie, Y., Birks, M., & Francis, K. (2019). Grounded theory research: a design framework for novice researchers. Sage Open Medicine, 7, 1–8. doi: 10.1177/2050312118822927

Dieste, J. L. M. (2013). Health and ritual in Morocco: conceptions of the body and healing practices. (M. Beagles, Trans.). Brill.

Fairclough, N. (1989). Language and power. London: Longman.

Fairclough, N. (1992). Discourse and social change. Cambridge: Polity Press.

Fairclough, N. (2003). Analysing discourse: Textual analysis for social research. London: Routledge.

Fairclough, N. (2012). Critical discourse analysis. In J.P., Gee & M, Handford (Ed.), The routledge handbook of discourse analysis, (pp. 9-20). London: Routledge.

Fowler, R., & Kress, G. (1979). Critical linguistics. In R, Fowler., B, Hodge., G, Kress & T, Trew (Ed), Language and Control. (pp. 185–213). Routledge.

Greenwood, B. (1981). Cold or spirits? Choice and ambiguity in Morocco’s pluralistic medical

system. Social Science & Medicine, 15B, (pp. 219–235).

Habermas, J. (1964). The public sphere. In P, Golding., & G, Murdock (Ed.), The political economy of the

media. (pp. 116-119). Cheltenham: Elgar.

Hermans, P. (2018). Struggling with the Jinn: Moroccan healing practices and the placebo effect. In C, Timmerman., N, Fadil., I, Goddeeris., N, Clycq & K, Ettourki (Ed.), Moroccan migration in Belgium: More than 50 years of settlement. (pp. 307–327). Leuven University Press.

Kietzmann, J. H., Hermkens, K., Mccarthy, I. P., & Silvestre, B. S. (2011). Social media? get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business Horizons, 54(3), 241-251. doi:10.1016/j.bushor.2011.01.005

Kozinets, R. V. (1999). E-tribalized marketing?: the strategic implications of virtual communities of consumption. European Management Journal, 17(3), 252-264. doi:10.1016/s0263-2373(99)00004-3

Kress, G., & Leeuwen, V.T. (2006). Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge.

Latzko-Toth, G., Bonneau, C., & Millette, M. (2017). Small data, thick data: Thickening strategies for trace-based social media research. In L, Sloan., & A, Quan-Haase (Ed.), The sage handbook of social media research methods.(pp.199-214). London: Sage.

Palys, T. (2008). Purposive sampling. In L.M. Given (Ed.), The sage encyclopedia of qualitative research methods.(pp.470-472). California: Sage.

Paul, J. (1977). Medicine and imperialism in Morocco. Middle East Research and Information Report, 60, 3-12.

Rinker, C. H. (2015). Creating neoliberal citizens in Morocco: Reproductive health, development policy, and popular Islamic beliefs. Medical Anthropology: Cross-Cultural Studies in Health and Illness, 34:3, 226-242, doi: 10.1080/01459740.2014.922082

Van Dijk, T. A. (2001). Multidisciplinary CDA: a plea for diversity. In R, Wodak., & M., Meyer (Ed.), Methods of critical discourse analysis. (pp. 95-120). London: Sage.

Van Dijk, T. A. (1998). Ideology: A multidisciplinary approach. London: Sage.

Downloads

Publicado

2022-12:-31

Como Citar

Raqui, O. (2022). REPRESENTATIONS OF TRADITIONAL HEALTH CARE DISCOURSE ON SOCIAL MEDIA IN MOROCCO: DR MOHAMED FAID’S DISCOURSE AS A CASE STUDY. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, 1(22), 43–63. https://doi.org/10.34630/polissema.v1i22.4884

Edição

Secção

Artigos