A FICHA JURITRADUTOLÓGICA COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO EM TRADUÇÃO JURÍDICA

Autores

  • Laura Tallone ISCAP
  • Isabelle Tulekian ISCAP - P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi.5607

Palavras-chave:

tradução jurídica, formação de tradutores, juritradutologia, aprendizagem colaborativa

Resumo

A aprendizagem colaborativa é considerada uma das abordagens mais adequadas para as estratégias centradas no aluno e afigura-se especialmente útil na atual formação de tradutores, sendo indicada para a aquisição de competências de tradução. A implementação de estratégias colaborativas na formação de tradutores tem levado a uma redução significativa das atividades individuais na sala de aula, com um peso cada vez maior de trabalhos coletivos, que facilitam a inserção do tradutor novel em equipas multidisciplinares. A formação em tradução jurídica, pelo facto de se encontrar na confluência de dois sistemas jurídicos, requer, além das outras competências transversais e específicas exigíveis ao tradutor especializado, conhecimento da lei e da linguagem jurídica, o que coloca um peso acrescido no desenho das atividades a desenvolver pelos formandos.

Neste artigo descreve-se a implementação de um projeto de ficha juritradutológica como ferramenta pedagógica na formação em tradução jurídica, no âmbito do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP – P.PORTO). Salientam-se também as suas vantagens como elemento da abordagem colaborativa da aprendizagem e inclui-se, ainda, a perceção dos estudantes, que validam a experiência como uma componente valiosa da aprendizagem, quando inserida numa estratégia formativa baseada na construção de conhecimento por parte do próprio estudante e na aquisição de competências específicas e transversais, em conformidade com o Quadro de Competências do European Masters in Translation (EMT, 2022).

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

Tallone, L., & Tulekian, I. (2024). A FICHA JURITRADUTOLÓGICA COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO EM TRADUÇÃO JURÍDICA. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, 269–290. https://doi.org/10.34630/polissema.vi.5607