MEDOS PROFUNDOS: A CRIAÇÃO DE TERROR EM "THE MAN IN THE BLACK SUIT", DE STEPHEN KING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.v1i22.4574

Palavras-chave:

Escrita criativa, conto, terror, The Man in the Black Suit, Stephen King

Resumo

Stephen King é um dos escritores norte-americanos mais populares, nos géneros do terror, sobrenatural e fantasia. Neste artigo, pretende-se enumerar, exemplificar e analisar os mecanismos empregues por King para apavorar o leitor, no conto “The Man in the Black Suit”. Focar-se-ão aspetos como o narrador autodiegético, o lugar isolado, as personagens antagónicas da criança e do arquetípico demónio, e a estrutura do enredo. Metodologicamente, recorre-se a diversos especialistas na obra de King e, naturalmente, à opinião crítica do autor do artigo. Os resultados provam que, no texto analisado, King combinou, com êxito, diferentes técnicas de escrita criativa, relacionadas com o uso do espaço, o significado simbólico das personagens e o suspense crescente, para proporcionar ao leitor uma experiência realista e assustadora. Em conclusão, trata-se de uma pequena obra-prima no género de terror, suscetível de continuar a magnetizar o interesse da comunidade crítica e literária no futuro.

Biografia Autor

João de Mancelos, Universidade da Beira Interior/Centro de Línguas Literaturas e Culturas

João de Mancelos nasceu em Coimbra, em 1968. É licenciado em Ensino de Português e Inglês (UA, 1992), mestre em Estudos Anglo-Americanos (UC, 1996), doutorado em Literatura Norte-americana (UCP, 2001), pós-doutorado em Estudos Literários (UA, 2006-2012) e agregado em Estudos Culturais (UA, 2015). É docente na Universidade da Beira Interior e escritor. Publicou vários livros de ensaio, poesia e ficção. Os seus interesses incluem Literatura e Cinema.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

de Mancelos, J. (2022). MEDOS PROFUNDOS: A CRIAÇÃO DE TERROR EM "THE MAN IN THE BLACK SUIT", DE STEPHEN KING. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, 1(22), 202–221. https://doi.org/10.34630/polissema.v1i22.4574

Edição

Secção

Estudos