N.º 19 (2019)
Artigos

TIPOS DE ERROS NA ESCRITA DE FORMATOS SILÁBICOS

Francisco Vicente
Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane

Publicado 2019-12:-31

Palavras-chave

  • Tipos de erros. Complexidade silábica. Crianças moçambicanas. Ensino Básico. L1 (Língua materna). L2 (Língua segunda).

Como Citar

Vicente, F. (2019). TIPOS DE ERROS NA ESCRITA DE FORMATOS SILÁBICOS. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, (19), 113–148. https://doi.org/10.34630/polissema.vi19.3636

Resumo

Estudos já disponíveis demonstram dificuldades ortográficas em população de variados níveis de ensino, do básico ao universitário, e em diferentes variedades do Português (cf. Santos 2013; Veloso 2003, para Português europeu; Abaurre 2001; Miranda & Matzenauer 2010, para o Português do Brasil; Gonçalves & Vicente 2010, para o Português de Moçambique, entre outros). O presente estudo teve como objectivo descrever os tipos de erros na escrita de diferentes formatos silábicos (CV, V, CCV, CVC) por crianças moçambicanas do Ensino Básico (2ª, 3ª e 5ª classes), falantes do Português como L2 (língua segunda), cuja L1 (língua materna) é o Changana. Os dados foram recolhidos com base num ditado de imagens, com o qual as crianças foram solicitadas a escrever o nome de cada uma das imagens incluídas no ditado (cf. Santos 2013; Veloso 2003). As palavras testadas incluíam sílabas de diferentes formatos: V (asa), CV (faca), CCV (prato, blusa) e CVC (porta, balde, pasta). A análise dos dados recolhidos permitiu notar que, nos Ataques não ramificados, simples e vazio, os erros são raros. Na escrita do Ataque CR, o apagamento de C2 é o tipo de erro mais frequente. Porém, na escrita do Ataque CL, há um equilíbrio entre o apagamento de C2 e a epêntese de vogal. Na escrita dos três tipos de Codas (S, R e L), o apagamento da Coda é o tipo de erro mais frequente. Estes resultados estão, de uma forma geral, de acordo com a tendência atestada em estudos anteriores sobre a escrita em Português como língua materna (cf. Silva 2015; Veloso 2003). A vogal epentética por excelência na escrita das crianças moçambicanas avaliadas é <i>. No entanto, no Ensino Básico português, a vogal epentética por excelência na grafia de formatos silábicos ramificados é <e> (cf. Lourenço-Gomes, Rodrigues & Alves 2016; Santos 2013; Veloso 2003).

Palavras-chave: Tipos de erros. Complexidade silábica. Crianças moçambicanas. Ensino Básico. L1 (Língua materna). L2 (Língua segunda).